FELIZES OS QUE PROMOVEM A PAZ
FELIZES OS QUE PROMOVEM A PAZ
Mateus 5.9-10
Introdução:
• Nos últimos domingos vimos sobre a importância de sermos submissos a Deus, aprendermos a experimentar a Vontade de Deus para nossas vidas, e também como nos tornarmos servos do SENHOR JESUS, segundo as bem-aventuranças.
• O termo original traduzido com ‘bem aventurados’ significa: estar plenamente satisfeito. A bem-aventurança é progressiva..
• Neste domingo daremos seqüência nas bem aventuranças, em especial o que significa ser um pacificador?
Característica do: Pacificador e Perseguidos
• Pacificadores: Não é simplesmente alguém que tenta interromper contenda entre as pessoas. É um crente que sentiu a paz de Deus e que traz esta paz aos seus companheiros. Exemplo: 1° Pe. 2.23: “(Jesus) quando insultado não revidava; quando sofria, não fazia ameaças...”
1° Passo para ser um pacificador:
Reconhecer a Vulnerabilidade própria e a dos outros (3-4)
• Pobres: Indica uma pessoa indefesa, impotente. O primeiro passo à bem aventurança é a percepção do nosso próprio desamparo espiritual.
• Mansos: Esta evidenciada na submissão a DEUS e a Sua Palavra, bem como as atitudes com os outros.
Portanto:
A vulnerabilidade me faz identificar-me com o outro, já não posso julgá-lo (Tg. 4.11-12). Pois, sei que falho em outros pontos (Tg. 2.10-11).
2° Passo para ser um pacificador: Reconhecer que preciso da Misericórdia dos outros (7-8)
• Misericordiosos: são caracterizados por uma atitude carinhosa por/com aqueles que estão em sofrimento. Eles assumem os sofrimentos dos outros e os tornam seus.
• Puros: Somente pode ser obtida pela continua purificação (santificação). Quanto mais pura uma pessoa se torna, mais claramente consegue ver a Deus em seu dia-a-dia.
Portanto:
O meu próximo e eu necessitamos de misericórdia em nossos atos, precisamos de olhares puros que enxerguem o operar de DEUS em nossas vidas (Tg. 2.13).
3° Passo para ser um pacificador: Reconhecer e chorar por um Avivamento Espiritual (5-6)
• Choram: São os que lamentam os seus pecados e os de outros.
• Fome e Sede de Justiça: A melhor tradução seria “os famintos”, isto indica uma satisfação constante e recorrente com a justiça de Deus. É necessário uma re-alimentação constante.
Portanto:
Necessitamos de uma devoção a JESUS prática, que é vivenciada em atos diários (Tg. 1.27)
4° Passo para ser um pacificador: Reconhecer que perseguições virão, mas não triunfarão (10)
• Perseguidos: Faz com que essa pessoa alcance o mais alto nível de satisfação que a bem aventurança pode proporcionar. Este estado começa no exato momento em que a pessoa crê em Jesus Cristo para a salvação.
Portanto:
A vida piedosa e pacificadora trará perseguições diversas, mas a perseverança em CRISTO nos levará a receber a coroa da vida (Tg. 1.12).
Conclusão:
A vida cristã é viver o Evangelho de CRISTO de forma prática no dia-a-dia, e o mundo atual precisa de pacificadores, e somente os filhos de DEUS tem como suprir essa carência. Todas as vezes que nos aproximamos do objetivo da pacificação o Nome de CRISTO é glorificado (Mt. 5.16, Tg. 2.26)