É muito fácil falar

É muito fácil falar, mas é bastante difícil saber ouvir. E talvez seja exatamente por isso que muitas pessoas se sentem sozinhas. Às vezes, quando estamos enfrentando um problema, não temos com quem desabafar porque é comum que as pessoas, em vez de nos ouvir, comecem logo a falar como se fossem donas da verdade, dando palpites baseados em achismos. Então, não é raro que haja gente que prefira se isolar. Entre os erros mais comuns que uma pessoa pode cometer ao ouvir alguém desabafar está o de dizer: “Ah, bobagem, isso passa.” Seria ótimo que as pessoas entendessem logo que, para quem está sofrendo, o problema que se está enfrentando não é uma bobagem. Talvez você ache que a pessoa está se sentindo deprimida por causa de uma besteira, mas para ela o problema não é uma besteira. Vejamos as muitas pessoas que sofrem de depressão. Várias, aparentemente, levam vidas boas e descomplicadas. Só que nós deveríamos parar de achar que só porque alguém supostamente tem tudo que esse alguém não tem motivos para estar se sentindo vazio, depressivo e infeliz.

Outro erro muito comum é o de dizer a alguém que ele está passando por tal situação porque é fraco e não se impõe. Não são poucos os filhos adultos que sofrem nas mãos de pais opressores ou de mulheres casadas que estão vivendo casamentos abusivos. Eu ainda lembro de quando eu sofria bullying na escola. Muitos me diziam que a culpa era minha, que as outras crianças me perseguiam e agrediam porque eu era fraca e não me impunha. Para mim, ouvir isso era terrível, pois, quando meus colegas (que sempre vinham em grupo) apareciam para me agredir, eu me sentia aterrorizada demais para ter uma reação. E o fato de ninguém ter feito nada para me ajudar (houve o caso de uma professora que me viu sofrendo bullying e ficou assistindo e rindo) fez com que eu me tornasse uma pessoa revoltada por um bom tempo. Era horrível ser perseguida e levar a culpa. Isso tudo me leva a concluir que também é fácil demais dizer a uma pessoa (criança ou não) que ela é oprimida por não se opor. Podemos falar sobre os casos de mulheres que não dependem financeiramente dos maridos e continuam vivendo com eles, mesmo sendo humilhadas e até sofrendo agressão física. É possível que elas se sintam incapazes de reagir. Pais e parceiros tóxicos terminam por corroer nossa autoestima e autoconfiança e quase sempre é necessária uma boa terapia e também um bom acompanhamento psiquiátrico para que a pessoa abusada consiga se reerguer. Além disso, quem tem pais ou parceiros abusivos sofre muita pressão psicológica no cotidiano e é natural que acabe ficando fragilizado.

Infelizmente, estamos todos sujeitos a encontrar pessoas que não sabem ouvir, que nos julgarão em vez de tentar nos entender e que até mesmo não queiram nos escutar porque não se importam nem um pouco com os problemas dos outros. Temos de estar preparados para esse fato principalmente para não sofrermos. A vida é dura e exige que, em certos casos, criemos uma casca grossa para conseguirmos sobreviver em um mundo onde poucos (muito poucos) estarão dispostos a ser solidários conosco.