5. OS MISERICORDIOSOS - Série Bem Aventurados
BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS
Mateus 5.7
INTRODUÇÃO:
Como anda o seu coração? O nosso olhar para o próximo evidencia o que existe dentro dos nossos corações. Podemos discursar sobre o amor, mas a misericórdia é o amor em prática. A misericórdia nos faz enxergar além de nós mesmos, nos faz enxergar o outro. A palavra hebraica para misericórdia é chesed: “É a capacidade de entrar em outra pessoa até que praticamente podemos ver com os seus olhos, pensar com sua mente e sentir com o seu coração.
MOTIVOS PARA SERMOS MISERICORDIOSOS
• Agimos Como o PAI Celestial
“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso PAI”, (Lc. 6.36).
• Novas Vestes Espirituais
“Revesti-vos de... Misericórdia”. (Cl. 3.12)
• Um Novo Coração
“ELE te declaro, ó homem, o que é bom e que é que o SENHOR pede de ti... Ames a misericórdia” (Mq. 6.8)
• O SENHOR Nos Trata Com Misericórdia
“Bendito seja Deus... O Pai das misericórdias... Que nos consola em todas as nossas tribulações, para que com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2Co. 1.3-4).
SER MISERICORDIOSO É:
• Cumprir a Ordenança Bíblica
“... Sejam misericordiosos...”. (1Pe. 3.8).
• Ser Luz do Mundo e Sal da Terra
“Ide, porém, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero e não holocaustos’”. (Mt. 9.13).
• Honrar a Deus
“Mas quem ao necessitado trata com bondade (misericórdia) honra a Deus”. (Pv 14.31).
• Ser Feliz
“Mas, como é feliz quem trata com bondade (misericórdia) os necessitados “. (Pv. 14.21)
FELIZES OS MISERICORDIOSOS
• Encontram Luz na Escuridão
(“A luz raia nas trevas... Para quem é misericordioso” Salmo 112.4).
• Encontram Favor e Boa Reputação
(“Que o amor (misericórdia) e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor de seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação.” (Pv.3.3-4).
• Demonstram Sabedoria Espiritual
(“Mas, a sabedoria que vem do Alto é antes de tudo... Cheia de misericórdia e de bons frutos...”. (Tg. 3.17).
• Alegram o Coração
(“O homem bondoso (misericordioso) faz bem a si mesmo” (Pv. 11.17).
• Aproveitam as Oportunidades de Fazer o Bem
(“Por isso, enquanto tivermos oportunidades, façamos o bem a todos...”. (Gl. 6.10)
ALVOS DA NOSSA MISERICÓRDIA
• Os Aflitos
“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão...”. (Jó .14).
• Os Vulneráveis
“Mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão, não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um em seu coração, o mal contra o seu próximo”. (Zc. 7.9-10).
• Os Imperdoáveis
“Sejam bondosos (misericordiosos) e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo” (Ef. 4.32).
• Os Necessitados
“Porque tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber, fui estrangeiro e vocês me acolheram, necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo e vocês cuidaram de MIM; estive preso e vocês me visitaram”. (Mt. 25.35-36)
• O Próximo
“Sejam bondosos (misericordiosos) e compassivos uns para com os outros...” (Ef. 4.32).
CONCLUSÃO:
Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt. 5.7). Para sermos misericordiosos precisamos viver Mateus 7.12: “Assim em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam...”. Lembremos que a misericórdia triunfa sobre o juízo como diz Tiago 2.13: “Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não for misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo”.