2. OS QUE CHORAM - Série Bem Aventurados
BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM
Mateus 5.4
INTRODUÇÃO:
Qual foi a última vez que você chorou? Jesus nos ensina que felizes são os que choram. Vivemos dias difíceis, nos quais estamos sobrevivendo e reaprendendo novos hábitos em dias de pandemia. Tem sido dias em que muitas famílias tem chorado por diversas perdas, inclusive a perda de familiares e amigos. Portanto, como devemos lidar com o sofrimento? Com a angustia da alma? Como lidar com as lágrimas que insistem em rolar por nossos rostos? Como disse o profeta Jeremias: “Por estas coisas, choro eu, os meus olhos se desfazem em lágrimas...”. (Lm. 1.16)
É bom relembrar que o Senhor Jesus está conosco todos os dias da nossas vidas, inclusive em dias de sofrimento, como aprendemos na Palavra de Deus.
• JESUS CHOROU
“Jesus chorou” (Jo. 11.35)
Como é bom saber que Jesus chorou, pois em tempos de tantas pressões religiosas, é libertador saber que ELE chorou, pois se Jesus chorou eu também posso chorar. Inclusive ELE chora na morte de Lázaro, mostrando toda a empatia e amor com o sofrimento dos familiares.
• TEMPOS DE CHORAR
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... Há tempo de chorar e tempo de rir” (Ec. 3.1, 4)
Sim na vida passamos por momentos de dor/sofrimento que nos leva as lágrimas, são tempos de reflexão, autoconhecimento, de nos sentir vulneráveis, e de reconhecermos que não temos todas as respostas. Por isso, o salmista diz: “Na minha angustia, clamo ao Senhor, e ELE me ouve”. (Sl. 120.1).
CHORAR É...
• Reconhecer Vulnerabilidades
(“A minha graça te basta, porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza”. 2Co. 9.6)
• Reconhecer que não temos o Controle das Situações
(“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas como neblina que aparece e por instante e logo se dissipa. Em vez disso devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”. Tg. 4.14-15).
• Reconhecer as próprias Fraquezas
(“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim” Sl. 40.17).
• Demonstrar Emoções
(“Pois, inimigo me tem perseguido a alma; tem arrojado por terra a minha vida; tem me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o meu coração se vê turbado”. Sl. 143.3-4).
FELIZES OS QUE CHORAM:
• Semeiam com lágrimas
(“Os que com lágrimas semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Sl. 126.5-6)
• Choram nas Noites Escuras
(“Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. (Sl. 30.5)
• Tem se Alimentado de Lágrimas
(“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ELE meu Auxílio e Deus meu”. Sl. 42. 3, 5).
• Choram por Avivamento Espiritual
(“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus do céu”. Ne. 1.4).
• Choram por Santidade
(“Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente’. (Mt. 26.75).
• Choram por que foram Perdoados por Deus
(“E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ELE estava à mesa da casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento, e estando por detrás, aos Seus Pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhes os pés e os ungia com o unguento’. (Lc. 7.37-38).
INFELIZES SÃO:
• Os que choram por desejos egoístas
(“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. Tg. 4.3)
• Os que chorarão na condenação eterna
(“E os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”. Mt. 13.42)
FELIZES SÃO OS CONSOLADOS
• Renascem para uma Nova Vida/Nova História
(“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria. Para que o meu espírito te cante louvores e não se cale, Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”. Sl. 30.11-12).
• Lágrimas recolhidas no odre de Deus
(“Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas escritas no Teu Livro”. Sl. 56.8).
• Consolados para Consolar
(“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. Rm. 12.15).
CONCLUSÃO:
Bem aventurados os que choram, porque serão consolados (Mt. 5.3). Estamos sujeitos a passar por dores e sofrimentos, mas é muito bom saber que o Espírito de Deus nos consolar em nossos piores dias. É muito bom saber que o nosso consolo começa aqui na terra, e termina lá no céu: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram”. (Ap. 21.4).