EM TEMPOS DE AGONIA
EM TEMPOS DE AGONIA
Lucas 22.39-45
Introdução:
O que você faria se soubesse que em poucas horas você seria traído por um amigo íntimo? Se soubesse que seria maltratado e humilhado grandemente? Se soubesse que seria condenado, apesar de ser inocente, em um julgamento injusto? Se soubesse que após ser fortemente chicoteado, seria condenado a uma morte de cruz?
O Texto de Lucas retrata exatamente isso! Um pouco antes destas coisas ocorrerem, e mesmo sabendo que elas ocorreriam, JESUS nos ensina o que devemos fazer em tempos de agonia. ELE está nos ensinando como tomar diariamente a nossa cruz e segui-Lo:
JESUS dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
(Lucas 9:23)
Todos nós estamos sujeitos a passarmos por grandes angustias, e como é bom saber que JESUS nos compreende:
“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”.
(Hebreus 4:15,16)
E sei que cada um conhece as suas própria dificuldades, mas por pior que seja a sua dor, lembre-se que JESUS chegou a um nível de stress surreal:
“Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão”.
(Lucas 22:44)
JESUS nos ensina a importância de praticarmos duas buscas em tempos de angustias, a saber:
1. BUSQUE UM LUGAR SECRETO
Em tempos de agonias e aflições é vital termos um lugar secreto, um lugar de oração e 4 passos são fundamentais:
I. CRIE O HÁBITO
Se temos que tomar diariamente a cruz, precisamos ter hábitos diários que nos fortaleça diariamente para que consigamos carregar a cruz diária. Hábitos que fortaleçam a nossa fé nos fazendo fortes espiritualmente.
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”.
(Efésios 6:10,11)
“Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram”.
(Lucas 22:39)
II. É UMA DECISÃO DIÁRIA
Todos os dias, precisaremos tomar a decisão de vencer a canseira, a preguiça, enfim, as vontades da carne e ir até o lugar secreto e orar. Pergunte-se constantemente: É tempo de orar? Ou tempo de descansar?
“Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".
(Lucas 22:40)
III. DIFERENÇA ENTRE LUGAR SECRETO E ISOLAMENTO
Lugar Secreto é uma separação voluntária para refinar a alma. Isolamento é aquilo que você mais deseja quando despreza o lugar secreto.
“ELE se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar”.
(Lucas 22:41)
IV. ORE SEM RESERVAS
“ELE se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar”.
(Lucas 22:41)
Você consegue se entregar por inteiro a DEUS? Muitos por medo de se ferir, por desconfiança, ou incredulidade buscam a DEUS com muitas reservas. São discípulos do apóstolo Tomé que quis ver para crer. Não busque a DEUS por curiosidade como fez Zaqueu, desça da árvore, pois JESUS quer cear com você.
Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
(Lucas 10:27)
2. BUSQUE A VONTADE DE DEUS
Em tempos de agonias e aflições é vital discernirmos a Vontade de Deus para as nossas vidas, e 4 passos são fundamentais:
I. COMECE A ORAR
“ELE se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar”.
(Lucas 22:41)
Buscar a vontade de DEUS, é entender que em tempos de aflição precisamos ter muito cuidado com os nossos pensamentos e sentimentos. Pois, corremos o risco de aceitar falsas realidades e medos como se fossem verdades.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
(Filipenses 4:6,7)
II. CREIA NO CUIDADO DO PAI
Buscar a vontade de DEUS, é entender que em todo o tempo precisamos olhar para as circunstâncias crendo que o PAI nosso que está nos céus (Mt. 5) está cuidando de todas as coisas.
"PAI, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
(Lucas 22:42)
III. RECEBA O FORTALECIMENTO
Buscar a vontade de DEUS, é entender que para bebermos o cálice amargo da provação precisamos ser fortalecidos do poder que vem dos céus, para que venhamos andar e vencer pela fé.
“Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia”.
(Lucas 22:43)
IV. SUBMETER A VONTADE DE DEUS
Buscar a vontade de DEUS, é entender que muito mais que entender é necessário se submeter a Sua Vontade. Mesmo que seja difícil e doloroso. A Vontade de DEUS continua sendo boa, perfeita e agradável (Rm. 12).
"PAI, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a Tua".
(Lucas 22:42)
CONCLUSÃO:
“E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação’.
(Lucas 22:45,46)
• Até quando ficarás dormindo de tristeza? Saia do sono da angustia. É tempo de se levantar e orar.
• Busque um Lugar Secreto;
• Busque a Vontade de DEUS;