Pecados que Jesus nos ensinou a evitar: A falta de perdão

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6:15)

 

Você já deve ter ouvido que o perdão é um santo remédio, porém, mais consolador para quem perdoou, do que para quem foi perdoado.

 

Ao contrário, quando não perdoamos o nosso irmão, assumimos uma postura vingativa, e trazemos para os nossos corações muitas aflições.

 

Jesus nos ensinou isso quando nos ensinou a mais temível petição do Pai nosso. "Perdoa as nossas dívidas, como também perdoamos aos nossos devedores." (Mateus 6:12)

 

Segundo Jesus, se nós perdoarmos aquele que nos ofendeu, Deus nos perdoará toda ofensa contra Ele, mas se não perdoarmos, Deus também não nos perdoará.

 

Então, se repetirmos esta oração quando há algo que nos separa de nosso próximo, o que estamos dizendo a Deus é: "Não nos perdoes".

 

Se dissermos: "Nunca perdoarei tal pessoa pelo que me tem feito", e fazermos uso desta petição em oração, estamos deliberadamente pedindo a Deus que não nos perdoe.

 

Ao ensinar isso, Jesus ressaltou as consequências dos efeitos da falta de perdão.

 

O vosso Pai não vos perdoará os vossos pecados.

 

Não é possível separar nosso perdão ao próximo e o perdão que esperamos receber de Deus, ambos estão ligados e são interdependentes.

 

Quem não perdoa esta pecando contra si mesmo, porque quando pecar contra Deus, ficara sem o seu perdão.

 

Jesus também contou uma parábola do servo a quem foi perdoado uma grande divida, mas que não quis perdoar seu conservo que lhe devia muito pouco. (Mateus 18: 21-35)

 

E pela falta de misericórdia para com o próximo, recebeu uma dura condenação de seu senhor.

 

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:35)

 

Se não vivermos em boas relações com o próximo, não poderemos viver em boas relações com Deus.

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 22/06/2022
Código do texto: T7543163
Classificação de conteúdo: seguro