Temos de aprender

Temos de aprender a não ouvir pessoas que só dizem o que esperamos ouvir , que só nos fazem críticas negativas com o objetivo de nos rebaixar ou que falam como se fossem donas da verdade. Se observarmos muito bem, o que leva tantas pessoas a se iludirem com esses pastores tipo Edir Macedo, que prometem que receberemos muitas riquezas se fizermos gordas ofertas? O fato de que esses pastores, assim como os astrólogos, cartomantes e tantos outros místicos só dizerem o que desejamos escutar. Quem procura uma igreja ou resolve pagar dinheiro a um suposto vidente quase sempre está enfrentando sérios problemas, seja de ordem familiar ou financeira e tanto esses pastores picaretas quanto esses videntes sabem que tais pessoas querem consolo e estão se sentindo perdidas e sem direção. Na verdade, o truque de só dizer o que a pessoa espera ouvir cai por terra com a menor reflexão, mas como não possuímos o hábito de refletir acabamos nos tornando presas fáceis para pessoas que nos enganam sem o menor escrúpulo.

Também precisamos entender que não podemos acreditar nessas pessoas que nos fazem críticas negativas e nos diminuem fazendo-nos nos sentir burros e incapazes. Ninguém é incapaz de fazer alguma coisa certa e todos nós temos boas qualidades. Caso alguém nos diminua, jogue nossos erros e defeitos em nossa cara, lembremos que esse tipo de pessoa é negativa e desagradável. Não existe pessoa alguma que seja completamente incapaz e que só cometa erros. Todos nós somos capazes e, muitas vezes, essas pessoas que vivem nos diminuindo nunca reconhecem nossos melhores esforços. Aprendamos definitivamente que alguém que só diminui os outros é uma pessoa soberba que não sabe reconhecer as qualidades de ninguém.

Outra coisa a se lembrar é que precisamos aprender a não escutar quem fala como se fosse dono da verdade. Nem mesmo os grandes filósofos ou cientistas são donos da verdade. Então, por que deveríamos dar atenção a alguém que fala como se fosse uma entendida em todos os aspectos da vida humana e do universo em que vivemos? Digamos que você está enfrentando problemas profundos de ordem emocional ou familiar. Dá para acreditar em alguém que chega e diz que isso é sua cruz que você tem que carregar ou uma dívida de uma vida passada? Não. Quase sempre, as pessoas que agem como se soubessem a verdade apenas repetem, como papagaios, sentenças que foram ensinadas a acreditar cegamente. E muitas delas têm um conhecimento superficial dos problemas que estamos enfrentando. Então, não ouçamos essas pessoas. Se você tem um problema de saúde quem você vai ouvir? Um médico ou uma pessoa leiga? E no caso de você ter um problema de saúde mental ou de ordem psicológica, com quem você deve se aconselhar? Com um ignorante ou com um profissional?

Assim sendo, aprendamos a não ouvir determinadas pessoas até pelo bem de nossa saúde mental. Desconfiemos de quem só fala o que nos agrada ou rebaixa ou de quem posa de dono da verdade.