Algumas considerações sobre a minha filosofia _ 4
A matéria não é não-ente, pois não é desprovida de todo ser, como bem retratei, a estruturação geométrica vital do ente surge a partir de uma intenção e, portanto, as ideias que as originam partindo do ser é o próprio ser aí nelas contido. A matéria em si não o é neutra, isto é, por excelência, mas num espectro que vai de um extremo ao outro a matéria se encontra no que seria equivalente ao centro, porém, pendendo um pouco mais à positiva em razão da essência. Devemos lembrar que a positiva é infinita, todavia, não o é a negativa, assim sendo, todas as coisas tendem mais naturalmente à positiva. A negativa no devir é por acidente. Plotino ao conceber à matéria uma condição de anti-princípio faz os males serem concebidos como palavras vazias, não tendo elas nada em si, não representariam nada de real ou substancial. Posto isto, ao conceber tal condição à matéria, assim dizendo, a de completa alteridade ante o ser/uno, põe, assim, Plotino bases para o verdadeiro mal e, portanto, incorre em um dualismo absoluto. Platão propõe um terceiro tipo de ser a parte ou entre o sensível e o inteligível, a khôra e, no que se refere as primeiras conceituações, guarda grande semelhança com o conceito de campo. Umas das diferenças mais marcantes em conjunto com o fato de não ser propriamente um ser (ou um terceiro tipo), é por conceber o receptáculo como um material da qual são feitas as imagens dos seres eternos. Por fim, o mundo sensível não é uma imagem para necessitar existir em outro.