É MELHOR MANTER O FOGO ACESO
É MELHOR MANTER O FOGO ACESO
Lv. 6.12-13
INTRODUÇÃO:
Eu gosto de assistir a programas de sobrevivência. E nestes programas aprendi a importância de manter o fogo aceso. Pois, com o fogo eles fervem a água para beber, preparam os alimentos, afastam animais selvagens, se aquecem nas madrugadas, etc. O fogo gera vida dentro do acampamento.
Na Bíblia o fogo é o sinal da Glória de Deus entre o seu povo, o fogo simboliza o Espírito Santo e o seu poder, esse fogo caracteriza a Sua Presença e a Sua Força no meio do povo de Deus.
Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão. Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado”. (Lv. 6.12-13).
Ao longo das Escrituras, fogo é símbolo:
• Da Presença de DEUS (Gn. 15.17; Ex. 3.2; 13.21-22, etc.);
“Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
(Êxodo 13:21,22)
• Do Poder de DEUS (Ex. 19.18; 24.17; 1° Rs. 18.24, 38);
“Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! "
(1 Reis 18:38,39)
• Da Pureza Divina (Is. 6.1-6);
“Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado".
(Isaías 6:6,7)
O fogo do poder de Deus é a força motriz da Igreja. (A força que dar movimento). Foi sob este fogo santo que a igreja do Senhor foi inaugurada (At. 2. 1-4):
“E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”.
(Atos 2:3,4)
Não é por acaso que as palavras “purificar” e “refinar” vêm do vocábulo grego usado para fogo. Que desafio para nós cristãos! Sermos purificados pelo fogo da Palavra de Deus (Jr. 5.14) e pelo fogo do Espírito de Deus (At. 2.3), a fim de serem instrumentos de uma poderosa conflagração que queime as barreiras e traga as bênçãos do avivamento!
1° LIÇÃO: É NOSSA RESPONSABILIDADE MANTER O FOGO ACESO
• Manter o fogo aceso é ter um compromisso INEGOCIÁVEL com Deus. Para mantermos o fogo aceso é necessário disciplina e constância, se assim não fizermos o fogo apaga;
“Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão”. (Lv. 6.12).
• O descuido, a falta de planejamento, e de dedicação apagam o Fogo de nossas vidas. É nossa responsabilidade manter o fogo aceso. Não permita que o mundanismo e o diabo ESFRIEM a sua fé;
“Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado”.
(Lv. 6.13).
Não permita que o Fogo de DEUS se apague em sua vida (Mc. 4.14-20 – Semeador):
• Enchendo o coração de dúvidas e incredulidade em relação Palavra;
• Desanimando nas horas da tribulação e perseguição
• Se perdendo com as preocupações da vida, engano das riquezas, foco nas coisas do mundo
2° LIÇÃO: O FOGO DO SENHOR NOS ABENÇOA
O nosso relacionamento com DEUS nos faz novas criaturas, e nos capacita a sermos bênçãos aonde formos. Por um lado somos abençoados, por outro nos transformamos em canal de benção na vida do outro:
“Assim Moisés e Arão entraram na Tendo do Encontro. Quando saíram abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todos eles”.
(Lv. 9.23-24).
• O Fogo do SENHOR nos abençoa pois, nos capacita para realizarmos o propósito de DEUS para as nossas vidas com coragem e eficácia:
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".
(Atos 1:8)
• O Fogo do SENHOR nos abençoa pois, nos capacita a anunciar e proclamar a nossa nova história em CRISTO:
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
(1 Pedro 2:9)
• O Fogo do SENHOR nos abençoa pois, enche o nosso coração de amor, nos ensina a perdoar e restaurar os relacionamentos quebrados e a andarmos juntos:
“Assim Moisés e Arão entraram na Tendo do Encontro. Quando sairão abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todos eles. Saiu fogo da Presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra”.
(Lv. 9.23-24).
• O Fogo do SENHOR nos abençoa pois, enche o nosso coração de alegria, nos dá força para viver, renova a nossa fé e esperança:
E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra”.
(Lv. 9.23-24).
• O Fogo do SENHOR nos abençoa pois, recebemos o perdão de DEUS e nascemos para uma nova vida. Na Casa de Deus contemplamos a glória de Deus e o adoramos em espírito e em verdade:
“E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra”.
(Lv. 9.23-24).
CONCLUSÃO:
“As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo. E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada”.
(Mateus 25:3, 10)
Não deixe a chama apagar.
• É nossa responsabilidade manter o Fogo aceso:
a. É necessário disciplina e constância;
b. Não permita que o Fogo de DEUS se apague em sua vida;
• O Fogo do SENHOR nos abençoa:
a. Nos capacitando a cumprir o Propósito de DEUS para as nossas vidas;
b. Nos capacitando a proclamar a nossa nova história em CRISTO;
c. Restaurando os nossos relacionamentos;
d. Enchendo o nosso coração de alegria;
e. Recebemos o perdão de DEUS e nascemos para uma nova história;