Os instantes da vida

Não paramos para pensar, mas cada segundo na vida importa. Porque é por causa de cada segundo que os minutos acontecem. É por causa de cada segundo que as horas são vividas. É por causa de cada minúsculo segundo que os anos se vão e nos trazem seus prazeres. Em um segundo surge a vida. Mas também em um segundo a estrada chega ao final. Um segundo pode transformar o mundo de alguém para sempre! Os instantes da vida são poderosos. São transformadores. São reveladores. Os instantes da vida são tão importantes quanto as horas, com a diferença de que no instante do presente tudo acontece e nunca mais se repete.

“Se em um instante se nasce e em um instante se morre, um instante é o bastante pra vida inteira”.

As palavras acima são de Cecília Meirelles e resumem a ideia da reflexão de hoje. O que acontece é que desperdiçamos esses instantes pensando que temos toda uma vida pela frente. Mas a verdade é que as coisas não funcionam exatamente assim. Porque em um instante, de repente, toda a vida que imaginávamos pela frente evapora como em um piscar de olhos e tudo o que nos resta são as experiências já vividas, as histórias já lidas, os caminhos já andados. E terão essas coisas sido suficientes para nós? Ou será que quando a vida evaporar ficará aquele vazio da insuficiência? Aquela dor pelo tempo perdido? Pelos momentos desperdiçados? Pelos capítulos simplesmente ignorados? Nossa vida acontece a cada instante.

Então viva o instante presente. Não é para sair por aí fazendo loucuras, vivendo inconsequentemente, agindo de maneira irracional e imatura. Isso é desespero. E não vivemos bem vivendo desesperadamente. Ao contrário, o desespero nos leva a escolhas erradas, a caminhos tortuosos, a destinos desagradáveis. Mas viver o instante presente é viver sabendo que ele, por menor que seja, tem o poder de nos mudar por toda uma eternidade. Tem o poder de mudar a nossa história! Agora temos os nossos amigos, os nossos amores, as razões do sorriso que colocamos no rosto, mas em questão de instantes tudo isso pode simplesmente desaparecer como um sonho do qual somos ultrajados quando o despertador toca incomodando nossos ouvidos. A vida não é um sonho. Essa é a vantagem. Mas também não é eterna. Essa é a verdade. E os instantes da vida nos oferecerão a chance de escrevermos um belo livro. Resta saber se saberemos desfrutar de cada instante!

(Texto de @Amilton.Jnior)