Idoso Institucionalizado

A institucionalização dos idosos envolve alguns aspectos referentes ao agravamento da saúde, impossibilitando os familiares a darem os devidos e necessários cuidados. Essas instituições precisam desconstruir o estigma de ser um local de idosos abandonados pela família, e transformá-lo em um ambiente acolhedor, um lar em que cada indivíduo possa ser respeitado em sua singularidade.

As características mais presentes em Instituições de Longa Permanência (popularmente conhecidas como Asilos), são de rotinas sistemáticas, limitações, pouco contato social com o mundo externo, regras. É pertinente pensar em estratégias que possam estimular os idosos a manterem-se na condição de autônomos, desenvolver atividades que possibilitem o autocuidado. Porém, para que isso seja possível, é preciso analisar cada caso e estado de saúde em que se encontra o idoso, além da capacidade funcional, a necessidade de autonomia, de participação, de cuidado, de autossatisfação e, precisa dar possibilidades de atuação em alguns contextos sociais e elaborar significados para a vida na idade avançada.

Embora aos olhos de algumas pessoas o idoso seja uma pessoa improdutiva e incapaz em alguns aspectos; mesmo que em alguns casos haja prejuízos, devemos reconhecê-lo como sujeito que possui sentimentos, uma vida e uma história. E acima de tudo, precisa ser ouvido e respeitado

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 09/06/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7534277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.