Por que estamos tão ocupados?

Estamos sempre atrasados, sempre cansados e muitas vezes, até infelizes com o nosso desempenho em vários aspectos da nossa vida. Pior do que estar sempre correndo é a sensação de que o tempo não é suficiente. Trabalho, família, escola, estudos, saúde, sono, lazer, entre outros. Não dá tempo para fazer tudo. Existe o ditado de que sempre precisamos ser bons em tudo, dar atenção para tudo, porém, para isso requer calma. Tempo existe, o que falta é aprendizado para gerenciá-lo. Assim como nossas finanças pessoais são importantes, a gestão das atividades no cotidiano também tem sua importância. A ideia de ter multitarefas muitas vezes gera a impressão de que estamos fazendo muito, mas muita coisa pela metade, e isso pode gerar frustração.

O que você faz e deixa de fazer por estar muito ocupado, influencia o seu dia a dia? Estando atarefado demais te impede de pensar sobre o que é importante? Qual a importância de estar sempre ocupado? O que não consegue fazer ou realizar está relacionado com a falta de tempo ou falta de interesse? E se diminuir o seu ritmo, se deixar de se ocupar tanto, o que aconteceria? Quais seriam as consequências? Qual é o ritmo da sua vida?

Você escolheu morar na sua cidade, escolheu se casar, escolheu seu marido/esposa, escolheu ter filhos, escolheu as pessoas a quem chama de amigos, escolheu sua profissão. Você escolhe a comida que come, as roupas que veste. Nossas escolhas têm consequências em nossas vidas. Talvez seja assustador pensar que escolhemos viver nossa vida exatamente como ela é. Quando paramos para pensar na forma como estamos vivendo, talvez não vamos gostar. Mas isso é bom, porque nos permite a fazer novas escolhas, a nos organizarmos melhor, nos permite administrar melhor o nosso tempo, priorizando o que é mais importante. Quem você é tem a ver com o que deseja ser?

A felicidade não está em fazer o que a gente quer e sim em querer o que a gente faz.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 30/05/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7527382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.