Fonte: PINTEREST
Comédia ou tragédia?
Comédia ou tragédia, esta sensação que nos faz rir e chorar ao mesmo tempo? Duas faces da mesma moeda? As alegrias, que chegam no âmbito de grandes expectativas, desaparecem como fumaça no ar. As lágrimas, ao contrário, massacram-nos com seus motivos e perduram muito mais do que desejamos!
Do riso às lágrimas, a distância é tão pequena que, por vezes, creio que nem existe! Será que o riso e lágrimas são a mesma sensação que se traveste, como aquele ou como estas (só quando deseja), apenas para não se tornar enfadonha? O espaço que ocupam é o mesmo: o da emoção!
Mas, o coração... Ah! Este não sabe seguir por curtas distâncias e, sair de uma para a outra sensação, é-lhe difícil e sofrido. Quando recebe a alegria, regozija-se e, antes de poder sentir sua plenitude, vêm as lágrimas. Coitado! Não suporta estas mudanças repentinas que, em verdade, nem o são, mas ele, emotivo, acha que sim!
É que a alegria chega, toma-nos por inteiro e nos entregamos a ela sem condições, com tanta ênfase, que sua chama de vida parece-nos ser breve! Então, acomodamo-nos à sua presença. Começa a fazer parte do nosso cotidiano e sentimos necessidade de que outra venha e traga consigo uma nova euforia, pois aquela não nos bastou. Abrimos o espaço e ... eis que chegam as lágrimas causadas por um momento de insatisfação! Sentimos que se demora em nós, porque é indesejável e tudo o que o é, cansa-nos e nos sufoca. Pensamos, então, que a tristeza é maior do que a alegria, ou que nos assedia mais vezes!
Estranho é o sentimento de nos acomodarmos em zonas de conforto! Estanha é a dificuldade de o nosso cérebro elaborar duas dimensões tão comuns em nossa vida. Pobre coração humano tão insatisfeito e pouco compreensivo! Contudo, se só tivéssemos alegrias, como as valorizaríamos se não houvesse momentos de lágrimas como contrastes?
najet, 27 maio de 2022.
Fonte: PINTEREST