Sobre a opinião

Estou para escrever um texto maior, talvez um artigo ou até um livreto sobre esse assunto, a opinião, com uma base no estoicismo e o que ela pode causar na vida da pessoa, principalmente sobre a opinião alheia sobre a pessoa ou qualquer outra coisa.

Mas afinal, a opinião importa? É preciso você ter opinião sobre todos os assuntos possíveis? É muito relativo...

Eu acredito, e isso é uma opinião pessoal, que não é necessário qualquer que seja a pessoa, opinar em todo assunto que ela veja, ainda mais se ela não tem qualquer conhecimento aprofundado sobre o tema.

É claro que se pedirem sua opinião você pode até falar sobre, mas será o senso comum, nada crítico com alguma base teórica e científica. Sim, científica, pois ciência não é só aquela feita em laboratório, mas também aquela feita através de pesquisas diversas que incluem um método válido.

Muitas vezes é melhor dizer que não sabe nada sobre o assunto do que tentar dizer algo totalmente aleatório.

A experiência pessoal, individual, não é relevante para o conhecimento como um todo, ela pode estar dentro de algo maior ou ser somente algo aleatório e, portanto, não pode servir como base geral.

Mas então não posso falar sobre nada que não tenho um conhecimento aprofundado? Poder você pode, mas fique ciente que é só uma opinião baseada no senso comum.