Paixão: o lado bom e ruim

A paixão quando acontece nos surpreende com sensações que mal podemos controlar. Queremos estar perto da pessoa o tempo todo, tentamos controlar cada passo; a distância é um sacrifício. Às vezes perde-se a razão, a fome, o sono, enfim, mas, com o tempo tudo volta ao normal. O fato é que a paixão nos faz projetar em alguém aquilo que não temos, a pessoa por quem nos apaixonamos é um ser aparentemente sem defeitos, é aquela que chegou para nos salvar.

Em vez de ficar presa a alguém, a pessoa fica presa à sensação de bem-estar que a paixão provoca, a pessoa vive um deslumbramento pelo outro e não quer perder isso. O principal problema é a excessiva idealização do que uma relação representa. É necessário investir em outros aspectos da vida para se ter felicidade, pois centralizar todas as expectativas de felicidade em uma relação amorosa, quando esta não vai bem, tudo tende a ficar desajustado.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 22/05/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7521311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.