Ideia Fixa

A primeira vez que ouvi falar sobre ideia fixa, foi no livro " Memórias Póstumas de Brás Cubas ", de Machado de Assis. Foi uma noção teórica apenas.

Tempos depois eu senti o real poder de uma ideia fixa em muitas ocasiões diferentes na minha vida.

É inacreditável o quê uma ideia fixa pode te levar a fazer. Pelo menos comigo, aquele pensamento fervia na minha mente o dia todo e a noite também. Era uma busca incessante pelo que era desejado. É muito mais forte do que o simples foco. É uma obsessão. Só se livra de uma ideia fixa quando ela é alcançada.

Ela não te deixa pensar em outra coisa, não te deixa descansar, não aceita que desista. Perturba a sua paz, te expulsa da sua zona de conforto, te envia pra uma guerra mesmo que não esteja preparado.

O lado bom é que a ideia fixa não reconhece o impossível, não dá ouvidos aos críticos e te força a uma evolução impensável. Foi empurrado pela ideia fixa que eu realizei o melhor da minha vida até hoje.

Por outro lado, nem sempre a ideia fixa é boa ou vantajosa. Ela te torna irracional e às vezes pode parecer incoerente. Você vai buscar o que quer onde quer que esteja, enfrentar e superar tudo o que aparecer pelo caminho. Isso pode incluir o sacrifício de relações importantes, como a família, amigos, trabalho entre outras. E as vezes, o que quer vai te prejudicar ou causar um dano tão grande que só poderá entender depois que já está feito. É quando pode surgir um arrependimento, e reflexão se realmente valeu a pena. E a reflexão é sempre posterior, como a contagem de vítimas após uma batalha. É uma visão do resultado depois do furacão ter passado.

Existe um ditado grego que diz " quando os deuses odeiam uma pessoa, eles dão a ela tudo que pedir". Nem sempre o que queremos é o melhor pra nós.

Pode ser ainda pior quando uma ideia fixa tem como objetivo o relacionamento com uma pessoa. Geralmente daí surgem as piores relações que uma pessoa se submete. A pessoa fica totalmente dependente da outra como se fosse um servo que não quer liberdade. E com o tempo a submissão exagerada se transforma em um desprezo. O servo não é interessante mais, não há ninguém ali.

O surgimento de uma ideia fixa pode ser bom ou ruim, mas isso é imprevisível.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 22/05/2022
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7521299
Classificação de conteúdo: seguro