Cabelos Brancos

Hoje de manhã eu estava lavando o rosto, quando me chamou atenção um fio de cabelo branco na minha cabeça.

Confesso que me surpreendeu de uma forma não muito boa. Me senti velho de uma hora para outra. Meu Deus!

Sempre achei normal os cabelos brancos na minha querida avó, meu avô, meu pai, etc. Mas em mim, eles me deixam no mínimo desconfortável.

Tenho trinta e poucos anos, e já estão surgindo os primeiros cabelos brancos. Até ontem eu me sentia jovem e a idade era apenas um número. Como a percepção muda de repente?

Sei que envelhecer é normal, é o ciclo da vida. As opções não são muito animadoras, é envelhecer ou morrer novo.

Comecei a refletir... Quanta coisa eu ainda quero realizar, tantos lugares eu ainda quero ir. Quantas pessoas eu ainda quero conhecer. Fazer todas as minhas loucuras. Sentir a adrenalina de outras aventuras. Também quero continuar com as minhas leituras. Quem sabe até saltar de paraquedas.

Não sei quanto tempo eu tenho, e isso é que torna a vida interessante. A vida pode terminar daqui a pouco ou daqui a uns cinquenta anos. Todo dia pode ser o último.

É nessa hora que lembro do brocardo "Carpe Dien ", ou seja aproveite o momento. Vejo agora que faz todo o sentido.

A vida é ao vivo, e cada momento é único e nunca vai se repetir.

Vou rever meus objetivos, descobrir o que ainda quero fazer. Planejar e executar.

Fazer novos amigos, e cultivar os que já tenho.

Não sei como é envelhecer, ainda bem que vai ser bem devagar. Como uma caminhada lenta, sem volta é claro.

Durante a minha pedalada matinal, vi um senhor de uns noventa anos praticando uma corrida, tenho certeza que ele não se sente velho demais, me cumprimentou sorrindo, sem perder o pique. Um exemplo motivador pra mim, e ele nem sabe.

Vou aproveitar o caminho, como disse Drummond, "se não me vêem, eu vejo e cumprimento velhos amigos".

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 21/05/2022
Código do texto: T7520681
Classificação de conteúdo: seguro