Um dia melhor que o outro

Precisamos ter como propósito na vida a ideia de fazermos com que um dia seja melhor do que o outro, por mais difícil que isso pareça. E parece difícil porque temos a tendência de pensar que para fazermos da nossa existência algo melhor todos os dias, devemos conquistar coisas exorbitantes, realizar sonhos irreais, cumprir com fantasias fantásticas demais para as possibilidades que possuímos. Mas não. Não precisamos ir muito longe para que cada dia seja único e especial. Não precisamos hoje tocar a Lua, amanhã colonizar Júpiter e depois de amanhã descobrir um outro sistema solar igualzinho ao nosso. Nada disso é necessário. Porque fazer a existência valer a pena está em vivê-la atento às simplicidades. Porque, sabe de uma coisa? Talvez os segredos do Universo estejam protegidos pelas coisas simples que ignoramos.

Primeiro que para fazermos um dia melhor que o outro basta que não repitamos os erros que cometemos antes do sol renascer. E isso é muito simples. Que tal criar o hábito de refletir sobre a sua vida? Que tal pensar nas coisas ruins que aconteceram ao longo do dia e separá-las das coisas boas que o acometeram ao decorrer das horas? Assim você já saberá exatamente o que evitar no novo dia que se aproxima e o que poderá repetir, e até aprimorar, para que ele termine ainda melhor. É necessário que saibamos aplicar as lições da vida. Ela está constantemente nos ensinando. Querendo dizer algo para nós. Apenas precisamos aprender a ouvi-la. Para isso devemos silenciar o nosso interior e prestar atenção naquilo que ninguém mais nota.

E, em segundo lugar, fazer com que cada dia seja especial é nos fazermos especiais à vida. E como fazemos isso? Também é simples. Se em um mundo de tanta dor e sofrimento você conseguir arrancar um sorriso genuíno de alguém, considere-se um herói, você pode ter salvado o dia daquela pessoa! E isso, por si só, já tornou o seu dia especial. Mas vamos além. Você pode olhar para alguém necessitado de ajuda e, sendo permitido a isso, conceder o seu braço forte para aquele que está enfraquecido. O sorriso que aquele lhe dará por ter sido notado fará com que você sinta que aquele instante foi de uma troca ímpar entre dois seres humanos buscando o melhor que a vida tem a oferecer. E tem também uma outra maneira de tornar o seu dia ainda melhor. Que tal dizer para o amor da sua vida que ele ocupa esse lugar especial? Que tal fazê-lo se sentir realmente amado? Que tal demonstrar o seu sentimento sem receio algum? Não tenha vergonha, nem se intimide. Se necessário, espere por um momento reservado, quando estiverem a sós. E, então, olhe no olho daquela pessoa e diga que a ama. É muito simples. Você não precisa escrever um discurso no formato de um livro. Lembre-se de que não é necessário ir a Júpiter. Palavras simples, gestos modestos, atitudes sinceras. Ainda que simples, essas coisas farão da sua existência algo incrível a cada amanhecer.

Mas apenas não se esqueça de um detalhe. Faz parte da nossa condição sermos confrontados por momentos não tão agradáveis, por situações dolorosas, por coisas que nos confrontem e tirem de nós lágrimas amargas. Mas também faz parte da nossa condição a possibilidade de ao despertarmos em uma nova manhã termos a chance de sermos agraciados pelo calor do sol que afastará o frio da nossa alma.

(Texto de @Amilton.Jnior)