Estamos em uma democracia?

Ao contrário dos regimes ditatoriais adotados por determinados países pelo mundo, o melhor por mais que hajam falhas é o Estado Democrático de Direito, pois, se trata de um Estado que favorece as vontades do seu povo. Assim, todo poder por ele é emanado, tal como prevê o artigo 1°, parágrafo único da Constituição da República do Brasil.

Hoje, nosso país é democrático porque no passado tivemos pessoas comprometidas com o nosso bem-estar, porém, acho que estamos com a democracia por um fio quase arrebentando e se isso acontecer, entraremos em trevas, onde não há liberdade para nada, será um "cale a boca" geral porque o poder sai das mãos do povo e se concentra em poucos. Isso não é bom certo? Já está mais do que provado que sistemas autoritários são maléficos para seu povo.

Muito bem, sucintamente, penso que nossa voz de comando está ameaçada, isto porque hoje não podemos ao menos questionar a lisura do pleito eleitoral, pois se assim fizer corre-se o risco de ser perseguido e quem sabe preso.

O sistema de escolha eleitoral deve ser transparente ao máximo para que não haja dúvidas quanto à escolha dos nossos representantes e do comandante geral do Estado Brasileiro.

Outrossim, se não podermos questionar, nós como cidadãos com poder de voto que temos, o processo de nossa escolha, é porque estamos já inseridos em um regime sem democracia.

Romualdo Santos do Paço, advogado defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP.

13/05/2022

ROMUALDO SANTOS DO PAÇO
Enviado por ROMUALDO SANTOS DO PAÇO em 13/05/2022
Código do texto: T7515353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.