SABORES SANTISTAS

SABORES SANTISTAS

Estou de novo lendo “Em busca do tempo perdido”, romance de Marcel Proust.

É um romance meio auto-biográfico, que se desenvolve entre tempos e memórias, não aquelas que são meros arquivos, mas sim, as que deixaram sensações, que nos habitam e despertam involuntárias, trazidas à tona por uma ocorrência qualquer. É o que agora acontece, quando leio uma lembrança do autor, que aflora quando saboreava um biscoito chamado “madeleine”. Naquele momento volta um tempo que não mais o habita, mas continua, oculto num sabor.

Não pretendo aqui, tampouco ouso, equivaler-me a Proust, afinal é o autor de um clássico inigualável das letras.

Quero apenas deitar nestas linhas, algo em que sou e fui mais privilegiado que o grande Marcel. Nascido há 71 anos em Santos, que deixei aos 38, guardo sabores inigualáveis, creio eu, bem melhores que madeleines, sabores esses que me acompanham, esteja eu onde estiver.

Vamos a eles:

. o cachorro quente com mostarda que saboreava na Vila Belmiro, na companhia de meu pai, em noites de quartas-feiras onde ia assistir a mágica do magistral Santos F. C..

. o banana-split das Lojas Americanas quando ia à cidade com minha mãe

. o pão de cará da padaria Brasileira quando acontecia algum problema mecânico no táxi de meu pai e o carro ficava na oficina que era quase ao lado.

. a pizza do Juca Pato após a sessão de cinema no D. Pedro ou São José, com o pai e a mãe.

. o pastel da Sumatra, com meu primo e alguns amigos.

. os salgadinhos e as batidas na Mercearia Cruzeiro do Sul, aos sábados após o trabalho.

. o “chopps” e o sanduiche de alixe no Nicanor, no que hoje é chamado de happy- hour.

. o peixe a moda da praia no Jangadeiro, aos domingos com a família.

Esses sabores neste momento, enchem-me a boca d’água. Vou à cozinha mergulho o dedo no saleiro, levo-o à boca para salgar a saliva e lembro da raspadinha de groselha que a adoçava, enquanto desfrutava da praia, nessa maravilhosa Santos.

Proust que me perdoe, mas em matéria de sabores sou mais eu e acredito que Santos é muitíssimo melhor que a Combray dos dias de hoje.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 06/05/2022
Código do texto: T7510662
Classificação de conteúdo: seguro