A experiência fortalece
Eu aprendi que tudo no início ou a primeira vez é bem difícil. Pelo menos é assim com os relacionamentos. A primeira namorada, a primeira esposa são bem difíceis de superar. Mas com o tempo, tudo fica mais fácil. Não sentimos tanto. A experiência nos torna cada vez mais fortes. Às vezes eu penso é que a tolerância diminui cada vez mais com as atitudes desagradáveis da outra pessoa.
Tenho até medo disso, pois acho que pode endurecer tanto uma pessoa que ela possa vir a se tornar um sociopata, sem sentimento.
Conheço pessoas reais que são assim, e que ficaram dessa forma devido às terríveis experiências de vida.
Uma famosa frase de Nietzsche é :"o que não provoca minha morte, faz com que eu fique mais forte". Talvez ele tenha realmente razão, mas o fato de ele mesmo ter ficado louco não anima muito. Não quero aqui criticar um grande pensador e filósofo, aliás já li todos os livros dele. Apenas tenho minhas próprias crenças e conclusões. Que tipo de força é essa que pode levar a loucura?
Não quero ser forte assim.
Quero saber superar os meus problemas, e aprender com eles, me tornando uma pessoa melhor. Só que me mantendo humano e sensível ao sofrimento alheio e disposto a ajudar quem precisa.
Gosto de ser útil aos outros, sem querer nada em troca. Penso que a recompensa do bem é o próprio bem.
Muitas vezes me perguntam porque eu gosto de ajudar, que gasto meu tempo com os outros. Eu sempre respondo que eu acredito que quem não vive pra servir, não serve pra viver. E também tento tratar as pessoas como eu gostaria de ser tratado. É o meu estilo de vida. Meu mantra diário.
Acredito muito na lei do retorno ou lei da semeadura e com isso tudo o que fazemos de bom ou ruim um dia receberemos de volta. E a colheita é sempre maior, quem planta um milho, colhe um milharal.
É melhor semear coisas boas.
Eu já ajudei pessoas que nunca poderiam me retribuir, e também já fui ajudado inúmeras vezes por pessoas desconhecidas e que eu não poderia recompensar nunca. É a lei do retorno na prática.
É sempre melhor ajudar do que ser ajudado.
E eu creio no que diz a Bíblia, que quem pode fazer o bem e não o faz, comete pecado.
É indescritível a sensação de poder fazer algo de bom na vida de outra pessoa.