Sobre nacionalismo e esquerda

No Brasil, pelo menos, o verdadeiro nacionalismo é de esquerda, porque são pessoas de esquerda que mais valorizam a cultura e o patrimônio nacional; defendem, de maneira legítima, pela soberania, pelo desenvolvimento e/ou combate aos problemas sociais do país (independente se são, em média, medidas eficientes ou não).

Enquanto isso, muitos autodeclarados nacionalistas de direita parece que valorizam mais a cultura estrangeira, especialmente a estadunidense, do que a do próprio país. Aliás, eles não escondem que gostam mais de EUA, Europa... do que do Brasil. Em relação aos problemas sociais, só querem combatê-los com a condição de serem os mais beneficiados...

Mesmo que existam nacionalistas de direita que valorizam a cultura nacional, os de esquerda, especialmente os marxistas, são mais consistentes quanto ao comportamento esperado de um legítimo nacionalista.

Obs.: A priori, ser um nacionalista não é ruim ou bom. Tudo depende de como se desenvolve esse sentimento.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 05/05/2022
Código do texto: T7509620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.