Da cidade grande para o interior
Sempre sonhei em voltar pra minha terra natal. Morei tanto tempo fora, que demorei pra me adaptar quando realmente voltei.
Aliás foram vinte anos morando em outro Estado. Deixei lá todo um passado. Além de amigos e parentes. Uma parte de mim ficou pra trás. Na verdade aquele antigo eu não existe mais.
Fiz uma coisa que muitas pessoas tem vontade. Mudar pra uma cidade onde não conheço ninguém. Dar um reset na vida e começar tudo do zero absoluto.
Nestes últimos sete anos eu me tornei outra pessoa. Mudei todos os meus hábitos e até a minha profissão.
Superei muitas dificuldades aqui.
Gosto de morar no Espírito Santo, mas às vezes sinto saudades de Belo Horizonte.
Sinto vontade de voltar. Às vezes pareço até sonhar. Sei que sinto saudades até do que não gostava. É um paradoxo. Redefinição de memórias passadas. Uma ilusão criada e alimentada.
É tão contraditório que quando vou lá passear, fico louco pra voltar pra casa. A realidade é sempre diferente da projeção que temos na imaginação. E eu não sou uma pessoa que viaja na imaginação, muito pelo contrário sou uma pessoa que vê as coisas sem julgar, sem sentimento. Muitas vezes até friamente. Mas acho que ninguém está imune a isso, a percepção de mundo é individual e subjetiva. Uma mesma situação pode ter um significado bom ou ruim dependendo da pessoa envolvida. Não existe verdade absoluta.
Confesso que não sei como aguentava aquele ritmo acelerado de cidade grande.
Hoje vivo em um interior bem pacato. Parece que aqui o tempo passa mais devagar.
E ainda tenho o privilégio de morar próximo do mar.
Fiz novos amigos. Conheci muitas pessoas diferentes.
Outros modos de viver e conversar.
É uma experiência bem interessante.