Nossos defeitos

Sim, todos nós temos defeitos e não devemos nos martirizar pelo fato de sermos imperfeitos, mas um defeito que pode nos causar problemas e nos colocar em situações desagradáveis é o de não saber dizer não, porque sempre haverá pessoas que verão que temos tal defeito e tentarão se aproveitar de nós devido a isso. Quando alguém não consegue se negar a fazer ou deixar de fazer algo, o que não faltará é gente aproveitadora. Talvez você tenha esse defeito por timidez, por ter sido ensinado que tem que ser bom para os outros gostarem de você ou mesmo por falta de autoestima. A falta de autoestima, com frequência, leva-nos a não conseguirmos nos impor, mesmo quando uma situação é desagradável e inconveniente para nós. E, se a situação chega a um ponto em que você se sente desconfortável, está na hora de estabelecer limites, senão você terminará se anulando por não saber se impor. Não é justo que você sempre tenha que ceder às vontades de outra pessoas. Suas necessidades e seus desejos são tão importantes quanto os de qualquer um e é preciso que você se lembre disso. Além disso, é importante considerar que ninguém pode vier para fazer apenas o que os outros querem nem tem obrigação de que lhe imponham nada. Uma criança deve obedecer aos pais enquanto não tem idade nem discernimento para tomar certas decisões, no entanto, à medida que cresce, toda pessoa precisa aprender a tomar suas decisões e entender que tem que impor limites para que os demais jamais cheguem a invadir seu espaço ou se aproveitem de sua boa vontade, obrigando-a a aceitar coisas desagradáveis ou a fazer coisas que não gosta. Se você tem dificuldades em dizer não, jamais se recrimine por isso porém aprenda a trabalhar para superar esse defeito.