Não há atalhos para o crescimento

Antes, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 3:18)

 

Eu ainda posso me lembrar quando um jovem muito animado me perguntou se eu poderia ajudá-lo a entender melhor alguns textos do Apocalipse.

 

Fiquei surpreso ao saber que ele estava lendo o último livro da Bíblia, e tinha desejo de melhorar seu conhecimento teológico.

 

Mas, antes de dizer sim, eu te ajudo, eu não poderia deixar de lhe fazer uma pergunta: Você já leu Mateus, Marcos, Lucas e João?

 

Sua resposta foi: Não! Então o fiz entender que, para iniciar a leitura e estudo do Apocalipse é preciso primeiro conheçer melhor a Jesus; sua vida, morte e ressurreição, bem como seus ensinamentos e profecias.

 

É comum que as pessoas queiram tudo rapidamente, para isso elas pulam etapas, ou criam atalhos.

 

Mas não há atalhos para a vida espiritual, não há atalhos para o crescimento.

 

Não há atalhos para o amadurecimento espiritual. Jesus nunca propôs uma atalho, nunca levou as pessoas a entenderem que a vida seja fácil.

 

Ele disse para tomarmos a nossa Cruz e segui-lo. Não há atalhos, não há facilidades na caminhada cristã.

 

Ele disse que uma casa não se sustenta por muito tempo se for construída na areia, é preciso cavar fundo e fazer um alicerce, e isso exige trabalho, dedição e obediência às regras.

 

Ele disse que temos que passar pelo caminho estreito, apertado, difícil e árduo. E também nos alertou para o perigo do caminho largo, fácil, espaçoso e convidativo, que seduz a muitos, e os levam à ruína.

 

A dura realidade é que assim como sabemos que não há atalhos para o crescimento físico, devemos saber que não existe atalhos para o crescimento espiritual.

 

As pessoas estão sempre em busca de facilidades, e o mundo está sempre dando um jeitinho para que os nossos sonhos sejam realizados facilmente, mas você não vai encontrar isso em sua caminhada com Cristo.

 

O processo de conhecimento e amadurecimento espiritual muitas vezes passam por caminhos longos, por horas de orações, leituras, estudos e meditações.

 

A orientação do mestre é : "Tende bom ânimo"

 

Então, descarte os atalhos, seja diligente na leitura e meditação da palavra de Deus, comece pelos evangelhos e conheça melhor o seu Salvador, depois, desfrute do maravilhoso livro de atos dos apóstolos, em seguida, se aprofunde nas cartas do apóstolo Paulo, mergulhe profundo na carta aos Hebreus, aprecie a carta de Tiago, observe a simplicidade e profundidade das cartas de Pedro, veja quanto amor há nas cartas de João, aprenda com Judas como os falsos mestres são perigosos, e por fim, com a graça de nosso Senhor Jesus e alicerçado na doutrina dos apóstolos, você chegará ao livro do Apocalipse, e poderá conhecer as revelações das últimas coisas que João viu e ouviu e escreveu.

 

Não há atalhos para o crescimento, não há atalhos para ser um mestre, antes, é necessário ser um esforçado e dedicado aluno.

 

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 02/05/2022
Reeditado em 02/05/2022
Código do texto: T7507670
Classificação de conteúdo: seguro