Vaidade é um atributo de exagero a si próprio, de modo que a aparência da pessoa seja notada nos lugares e nos eventos. Afinal, podemos viver sem ela?
Sim, ao meu ver podemos tê-la em segundo plano, pelo simples fato de que se trata de um retrato externo, que não diz nada a respeito do íntimo de ninguém. Assim, nossa verdade interna, ou seja, à luz do coração é mais importante, sem dúvida nenhuma, do que nossa aparência física.
Claro que o corpo deve ser cuidado, sim, com certeza, mas não de forma que se mude a natureza de que fomos criados, porque nada é eterno e o destino de qualquer ser vivente é aquele que já sabemos.
Não cuidemos, no entanto, de tratar apenas dos outros para conosco. Há pessoas que se preocupam mais com o que vão pensar delas do que o crescimento da própria alma.
Desta vida não se leva nada, nem nosso próprio corpo. Tudo o que respira, nalgum dia tornará ao pó, Deus já deixou isso muito claro. Todos somos iguais, ninguém tem mais vantagem do que outros, seja no intelecto, seja na inteligência, seja no que for.
Este mundo é só passagem, e se estamos aqui é para evoluirmos espiritualmente, pois este é imortal. Se deixarmos ele doente; doente será para todo sempre. Se cuirdarmos apenas da vaidade, não importando outros valores, estaremos enterrando não só ela, quanto nossa alma.
Romualdo Santos do Paço, advogado defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigos dos números, morador da Lapa/SP.