O CORREDOR

O CORREDOR

29abr22

Longo, estreito e mal iluminado era para este corredor que me conduziu a íngreme escada de setenta degraus desnivelados e desalinhados.

O corredor era ladeado de infinitas portas e sobre elas pequenas placas indicativas do que encerravam e em letras cursivas uma pequena explicação/indicação do conteúdo.

As portas não se dispunham uma defronte à outra, de maneira que se uma estivesse aberta e passássemos por ela, não era possível enxergar a que ficava do outro lado.

Sobre a primeira porta se lia ESPERA – “COMPANHEIRA ETERNA” ao passar por ela entrava num amplo cômodo de uma luz que se alternava entre o absolutamente escuro e o claro, com um aroma suave e por vezes carregado que nos traziam sensações de prazer e sofrimento.

Saio desta porta, deixando-a entreaberta, com um misto de angustia e esperança e do outro lado leio ACOLHIMENTO- “COMPANHEIRA POR MÉRITO”. Em seu interior um ambiente calmo e que exalava tranquilidade, afeto e proteção. Mesmo estando de pé me senti como se deitado em uma rede feita de um macio e aconchegante tecido, que lentamente se movia de um lado para o outro e um suave cheiro de alfazema embalava nosso corpo, nossa mente e nossa alma. Saí, relutante, mas deixei esta porta totalmente aberta, pois certamente ali voltaria.

A próxima porta do lado contrário era a da INCERTEZA –“NÃO ENTRE”. Curioso fui girar a maçaneta, mas ela estava trancada.

Na sequência estava defronte da DECISÃO - “PREPARE-SE”. Este cômodo tinha as paredes muito brancas e uma clareza absoluta, preso ao teto fios invisíveis que em suas pontas traziam frases em letras resplandecentes, com textos de incentivos <siga em frente>, <persista>, <persevere>, <se precisar saia e retorne depois>, e outras.

Continuei no trajeto e me deparo defronte da SURPRESA – “ACEITE”. Luz e sombra se alternavam. O piso também se alternava entre uma maciez extrema e uma dureza desconfortante.

Outras portas de um lado e de outro e diziam respeito a vários sentimentos:

RAIVA- “PEDRA INCANDESCENTE, QUEM A ATIRA É O PRIMEIRO A SE QUEIMAR”

HOSTILIDADE – “PAREDÃO, O QUE NELE VOCÊ ATIRA RETORNA PARA VOCÊ”

TRISTEZA – “RECOLHIMENTO NECESSÁRIO PARA SE ENTENDER A ALEGRIA”

MEDO – “TENHA MEDO DO MEDO QUE LHE IMPEÇA DE SE DESENVOLVER”

FRUSTRAÇÃO – “INDICA A NECESSIDADE DE MUDAR”

AVERSÃO – “NÃO ENTRE”

ALEGRIA – “OXIGÊNIO DA ALMA, USE E ABUSE”

AFETO – “TENHA E TERÁS”

CONFIANÇA – “NÃO EXCEDA A DOSE RECOMENDADA”

CIÚME – “ A FORMA DE PERDER O QUE NÃO É SEU”

PAIXÃO – “ USE HOMEOPATICAMENTE, MAS DE FORMA INTENSA”

ÓDIO – “ RAIVA EXCESSIVA DE SUA PRÓPRIA INCAPACIDADE”

DESPREZO - “NÃO ACEITE MESMO QUE LHE DEEM DE GRAÇA”

AMOR – “PLENO, NATURAL E CONFORTÁVEL, NÃO PODE SER FABRICADO”

Chego a última porta e leio O FIM – “RECOMECE”

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 01/05/2022
Reeditado em 22/10/2023
Código do texto: T7506868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.