Aprender em vida

Você se permite a aprender? Gosta do aprendizado que nos é ofertado? Ou será que pensa saber tudo e não precisar mais de nenhuma nova informação? Age com humildade? Ou assume uma postura soberba ao se considerar conhecedor do mundo e das pessoas? Sempre há algo a aprender. Sobre o mundo e sobre as pessoas. Então abra os seus olhos. E aprenda até sobre si mesmo.

Aprender é uma coisa maravilhosa. Aprender nos tira da zona de conforto e nos coloca em movimento. Aprender nos faz perceber o quanto de coisa ignoramos sobre a vida à nossa volta e nos dá aquela sensação de desejo por aprender sempre mais. É claro que será impossível aprender tudo sobre todas as coisas. Mas permanecer em um constante aprendizado, descobrindo traços antes ignorados na maravilhosa pintura do mundo, também traz aquela motivação por viver mais e sempre com mais qualidade. Quando entendemos que o número de informação que possuímos é tão limitado e que a infinidade de coisas que podemos conhecer podem nos tornar em seres humanos mais enriquecidos das coisas da vida, a gente para de perder tempo com bobagens e passamos a nos ater ao que realmente importa.

Mas não é só o mundo que tem coisas a ensinar. As pessoas também podem compartilhar conosco grandes lições de vida. Só precisamos emprestar-lhes os nossos ouvidos. Você escuta alguém? Você se silencia quando a outra pessoa está falando para adentrar aquele universo que se abre diante de você? Quando nos atentamos à história de alguém, podemos encontrar respostas para a nossa própria história e, além disso, podemos perceber o quanto pudemos ter sido tão ignorantes ao buscar defini-lo. A gente entende que cada ser humano é um mistério intrigante pronto a ser desvendado. E crescemos enquanto pessoas!

E podemos aprender sobre nós mesmos. Podemos achar que já sabemos tudo o que havia para saber a nosso respeito, mas podemos nos surpreender quando nos permitimos à vida e aos outros seres humanos. Podemos conhecer lugares desconhecidos dentro de nós. Podemos entrar em contato com desejos que nem sabíamos que eram nossos. Podemos visualizar sonhos que estiveram adormecidos, esperando para que, ao viajarmos em direção ao nosso interior, pudéssemos encontrá-los e realizá-los. Podemos compreender que não somos tão previsíveis ou entediantes o quanto imaginávamos e que temos muito a oferecer para o Universo. Portanto, aprenda hoje, aprenda amanhã e aprenda sempre. Aprenda até mesmo quando estiver de frente com a finitude. Aprenda que poucas coisas importam tanto quanto uma existência de aprendizados.

(Texto de @Amilton.Jnior)