Aforismos (14): contra o amor-próprio.

1.

O amor ao próximo é pobre em direitos; mas o amor-próprio já nasce cheio deles.

2.

O amor-próprio do homem moderno têm a mesma origem da insolência do adolescente mimado: ambos resultam do excesso de direitos sem lastro moral e histórico.

3.

Os ídolos da massa não devem ser nobres a ponto de ofender o amor-próprio dos fãs.

4.

Às vezes acontece do amor-próprio tolerar até mesmo um canalha; mas, se acaso encontra um santo, quer logo matá-lo.

5.

Os heróis não inspiram o homem moderno, mas antes o humilham.

6.

O amor-próprio ceifa aonde não semeou.

7.

O amor ao próximo gera frutos com o sacrifício da semente; mas a tesoura do amor-próprio corta o fio da vida.

8.

"Ingratidão: uma forma de amor-próprio que não é inconsistente com a prática de aceitar favores" (Dicionário do Diabo).

9.

O amor-próprio quer ser feliz; o amor ao próximo quer fazer feliz.

10.

O amor ao próximo tolera gente insuportável; o amor-próprio torna muita gente insuportável.

11.

Quanto menos amor-próprio, melhor a convivência.

12.

É uma relação facilmente compreensível que a era dos livros de autoajuda seja também a era do divórcio.

13.

Amor-próprio: "Primeiro amar a mim mesmo; depois, o próximo."

Amor ao próximo: "Se eu não amar primeiro o meu próximo, que razão teria de amar a mim mesmo?"

14.

A empatia é uma emoção interesseira, aparentada do amor-próprio.

15.

A empatia é uma forma de relativismo moral pelo qual o amor-próprio mede os outros por si.

16.

A caridade trava ainda muitas guerras, depois que a empatia desertou.

17.

"O amor-próprio é o maior de todos os aduladores" (La Rochefoucauld).

18.

O remédio da falta de amor-próprio é o amor ao próximo.

J C B Camerini
Enviado por J C B Camerini em 22/04/2022
Reeditado em 11/09/2022
Código do texto: T7500726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.