Educação: inconstâncias e erros... E estamos tentando ainda fazer o essencial

Nos piores pântanos, charcos e alagados, surgem belíssimas, suaves e puras florezinhas. Assim, em meio as dificuldades da vida, nas provações profissionais e ambientes pesados, Deus suscita virtuosos homens e santas mulheres para surpreender a mentalidade e cobiçosas realidades do triste século entre guerras, corrupções e calamidades.

As lindas memórias nos constroem interiormente, elas nos aproximam dos outros e de Deus, eternamente.

A mulher abençoa o lar. Ora por todos. Dar exemplos de fé e oração. Fidelidade sempre é a pérola do lar

É importante a bênção da mãe para tudo ter bom resultado e sem a mãe, o lar tem perdas significativas e a memória dela tudo recupera quando os filhos estão imbuídos do bom conselho da mãe e respeitam sua vida e sua partida.

Sei disso porque tenho minha mãe ainda em vida. E tem ela 84 anos. Oro todos os dias por ela. Sempre toma a bênção.

Curte a sua tia, as tias, sua vó, ame e beije todos os dias sua mãezinha. Ore por ela. Deixe seus filhos curtirem a vovó. Isso os marcaram para sempre. Pois com 10 anos, pulava o murinho do jardim da casa de minha vó Cândida. E passei boas noites com ela, até Deus a levar. Nunca esquecerei a casa limpinha, encerada, brilhando... E as bolachas e café que me dava antes de deitar. Como foram dias e noites abençoados viver com vovó.

J B Pereira

Educação vem se modicando rápido a cada década. Veja que no século IV, havia a palmatória. Era uma prática terrível de punir e vigiar os alunos. Eram punidos pelos professores com tábua de madeira ao bater nas mãos levantadas do aluno. Aluno vem do Latim: sem luz, sem discernimento... Está mentalidade permaneceu por séculos na educação tradicionalista e bancária. Foi criticada por Paulo Freire, Anísio Teixeira, Floresta Fernandes etc. Nossos avós viveram na era da palmatória. Daí tiveram visão dura e rígida de mundo. Hoje vivemos outro extremo na época da democratização ou socialização da escolaridade. Acesso das comunidades na escola de gestão democrática. Os erros continuam ao lado do sucateamento da escolas sem infraestrutura e professores mal remunerados, os episódios de violência e desrespeito aos professores, aos estudantes, aos familiares e demais funcionários no espaço escolar. Há ainda escolas com ares de acesso aos deficientes educandos, infelizmente, existem escolas super-grades com aspecto de cadeia. Prédios modernos e limpos, outros são obsoletos e sujos. O atual governo tenta adiar as reformas na educação. Quando o faz, manipula legislação contra direitos históricos dos educadores. Hoje, tentam o kit salário junto com nova carreira. Sendo absurda a proposta do governo, quer impor aos educadores mentiras, engodos e paradoxos. E como pode querer ser presidente, o governo que já finaliza mandato com essa pseudo-nova-carreira. Façamos resistência, sejamos honestos conosco, encorajamos esforços coletivos contra a pauperização da categoria do magistério, ainda com remuneração envergonhada e por decadas e tanto tempo ignorada, explorada e vivendo na míngua. Preparamos gente para a sociedade, educamos tantos, como podemos ser tão espezinhados? Educação não se faz só com mídias, novas tecnologias, livros, mas com pessoas vivas, capazes, flexíveis, educadoras... Coragem, vençamos o descaso e surdina planfletaria e viciosa dos políticos de plantão. Pensam só no umbigo deles, narcisamente, se revezam no poder e nos impingem pesos insuportáveis ... E nós vamos engolindo esse besteirol de nos adoecer, aniquilar, roubar no sustento familiar e sabotar nossas carreiras docentes, minguar nossas aposentadorias. Até quando. Basta de injustiças. Fora essa traquinagem...

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 20/04/2022
Reeditado em 20/04/2022
Código do texto: T7499270
Classificação de conteúdo: seguro