O Poder da Comunicação

Comunicar nos termos do Dicionário Aulete, significa transmitir, repassar ou divulgar informação, ou seja, é ato rotineiro de nós humanos. Assim, temos a necessidade de se comunicar externa ou internamente. Imagine que nossos órgãos também trocam informações na ordem química para que se tenha uma resposta biológica. Incrível! São bilhares de reações químicas ocorrendo neste momento em nossos corpos.

Já aquela externa, é a que se conhece mais, pois está no simples ato de falar. Se falo com alguém, essa pessoa irá ouvir, estando esta no papel de receptora. O mesmo fato é para uma carta a alguém.

Tudo o que existe se comunica. Há troca de informações constantes entre qualquer coisa no universo, sendo o mesmo que se disser ação e reação. É basicamente troca dentre um recebendo e outro doando.

Muito bem, agora quero me dedicar brevemente a nossa comunicação entre humanos. Como você se comunica? Já parou para pensar? Você se preocupa com aquele que te ouve ou lê sua mensagem? A todos esses questionamentos eu me preocupo sim.

Se o nosso sucesso depende de como nos comunicamos, então, uma intenção de repassar certa necessidade a alguém, até mesmo mostrar um trabalho, enfim tudo isso é nossa propaganda e nada mais, pois a linguagem correta e precisa fará suprir a subtração do necessário.

Não falo aqui como um doutor em letras, muito pelo contrário, me enquadro no constante crescimento e estudo da arte de comunicação, através da minha experiência de vida. Eu leio, pesquiso, analiso aulas todos os dias. Tenho preocupação com o meu português, independente de quem o absorve.

Sou sim, um grande estudioso da língua portuguesa até porque ela se faz uma ferramenta essencial no mundo jurídico, pois sou advogado. Contudo, não pensem que só operadores do direito devem possuir uma linguagem polida, mas sim todo e qualquer profissional e pessoa, sem qualquer discriminação.

Me preocupo se estou escrevendo corretamente, em concordância e lógica dos termos, mesmo não sendo um gramático.

Por fim, pense em como você está praticando sua comunicação, porque é relevante para a vida pelo poder que exerce sobre si.

 

Romualdo Santos do Paço, advogado amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP

Pensamento escrito em 08/04/2022.

ROMUALDO SANTOS DO PAÇO
Enviado por ROMUALDO SANTOS DO PAÇO em 08/04/2022
Código do texto: T7490786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.