Dar voz a nós mesmos

É uma pena, mas às vezes calamos a nós mesmos para que apenas a voz dos outros seja ouvida. E nesse erro que cometemos, acabamos nos convencendo de que as pessoas realmente sabem o que estão falando, de que elas têm a detenção da verdade e que, se dermos atenção às suas muitas e avolumadas palavras, então seremos felizes, trilharemos pelo caminho certo e chegaremos ao destino que pensamos almejar. Mas não é verdade. Talvez as pessoas só saibam sobre elas mesmas. Mas jamais sobre nós.

E digo talvez porque poucos se permitem ao complexo, doloroso e libertador processo do autoconhecimento, poucos se permitem a entrar em contato consigo mesmo, com as suas delícias e com as suas dores. Esse não é um processo simples, envolve passos difíceis de dar, que podem causar incômodos, que podem nos revelar aspectos sombrios de nós mesmos e das nossas escolhas. Mas conforme vamos nos tornando especialistas em nós mesmos, acabamos aprendendo a nos ouvir, a silenciar o resto do mundo e a compreender que ninguém precisa entender os nossos motivos, de pouco importa os pensamentos das outras pessoas em relação a nós, importa que nós sabemos que as nossas razões foram satisfatórias e pertinentes.

“Faze silêncio no teu corpo.

E escuta-te.

Há uma verdade silenciosa dentro de ti”.

Essas palavras, de Cecília Meireles, convidam-nos para o bonito processo do autoconhecimento, convidam-nos a nos ouvirmos. Você se ouve? Você presta atenção nos próprios pensamentos? Ou será que, a todo custo, das maneiras mais cruéis consigo mesmo, você procura se desenvencilhar daquele clamor que soa em seu interior para que a vida seja vivida com um pouco mais de autenticidade? Não ignore esse chamado. Não permita que o barulho do mundo emudeça a sua verdade, a sua vontade, a sua missão. Com todo o barulho que soa por aí a gente acaba se confundindo. Pensamos que finalmente encontramos a resposta no muito falar daqueles que desconhecem a capacidade do silêncio. E consideramos que os outros possam nos dar alguma luz. Mas a luz é apenas nossa. A verdade está dentro de nós. Qual é a sua verdade? Não se intimide ao descobri-la. Cada um de nós tem o direito de, ao seu próprio modo, viver a própria verdade.

(Texto de @Amilton.Jnior)