Como ter Saúde - Reflexão... 1
Somos saudáveis desde o início de nossas vidas, pois fomos gerados pela mais bela perfeição da natureza.
Deus é o grande criador das maravilhas que conhecemos. Muito bem, de tão perfeita, você já se perguntou se é possível a humanidade desenvolver um ovo, como aquele que conhecemos? Sei eu que não.
Tudo é perfeito na natureza, tudo fruto de uma grande arquitetura de origem divina. Ele nos deu tudo, e em muitos casos desperdiçamos e não valoramos.
Desse modo, tudo que tem vida é natural, tudo da natureza é saudável. Fala-se por aí que o próprio ovo aumenta o colesterol, que bananas dão diabetes, nada disso na minha opinião.
Ora, podemos nos alimentar de tudo o que for natural, nada faz mal, desde que não hajam exageros, o que é um grande desafio para muitas pessoas, que se assustam no resultado dos exames, aí sim, com glicemia elevada, dentre outras doenças, isso por causa do excesso.
O segredo está na mudança de hábitos, quebrando rotinas nada saudáveis, podendo evoluir em uma escala progressiva.
É possível então, mantermos boa saúde apenas com disciplina eliminando de nossas dietas, porque somos e tornamos o que ingerimos, tudo o que faz mal. Imagine você, que acabou de se alimentar de uma comida gordurosa e após uma sobremesa de bolo pesado, também gorduroso. Pense, não é individualismo? Ou seja, busquei o momento de prazer da comida e vou deixar o resto da digestão para os órgãos trabalharem incansavelmente. É uma baita carga, correto!
Imagine, então com o passar dos anos nessas rotinas sedentárias, o que pode acontece?
Gente! Cuidemos de nós primeiramente, para que possamos cuidar daqueles que nos são dependentes e não só, haja o bom exemplo. Faremos o bom exemplo!
Crie uma disciplina saudável, como por exemplo, acordando mais cedo, vendo as estrelas brilharem no fim da madrugada para enaltecer seu dia. Pense no seu rendimento, o quanto irá se desenvolver, o quanto de endorfina (hormônio estimulante) será liberado para sua energia. Tudo bem, parece que isso é muito difícil de um dia para outro, concordo. Então, faça o seguinte:
Aprendemos muito em artes marciais isso, ou seja, a disciplina e o respeito, começam com si próprio.
1. Estabeleça um horário mais cedo para acordar, eu por exemplo, acordo as 4h40 todos os dias;
2. Faça exercícios físicos, preferencialmente acompanhado por um profissional habilitado. É necessário cuidar de si;
3. Tome bastante água, esse é o combustível da vida. Nunca deixe de se hidratar;
4. Coma alimentos saudáveis sempre. Minha sugestão: Um ovo cozido acompanhado de alguma fruta, no caso o mamão papaia, este é ótimo na digestão e funcionamento do organismo. Ainda assim, acrescento manga ou banana com aveia. Maravilhoso. Entre três ou quatro horas mais tarde, como mais frutas, porque o ideal é comer um pouco em intervalos não muito prolongados.
Acho que num primeiro momento já é o suficiente para acabar com aquela asia que te incomoda logo após o café ou almoço.
Outros textos virão sobre esse assunto que acho de suma importância.
Pense nisso!
Romualdo Santos do Paço
Advogado amante das letras que mora na Lapa/SP