Conte Uma História!

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Contar histórias é arte antiga; de muita relevância para o resgate da tradição e manutenção do imaginário…

Assim, mergulhe nas narrativas; escritas, orais.

“Nos esqueletos das histórias, prenda curiosos leitores”.

Conte seus causos… Crie, revele personagens, organize tramas… Nos detalhes atraia, gere expectativas, surpreenda, distraia, ensine.

Assim, firme os seus passos como escritor, contador de causos…

Parte do que somos devemos às histórias; escritas, contadas lá atrás na nossa infância…

Algumas histórias que lemos, ouvimos, nem lembramos bem quem nos contou; mas, a recordamos no aprendizado que ficou.

Uma boa obra possui a sua grandeza…

As histórias moram em nós; algumas não arriscamos contá-las — são “segredos de estado”, irão conosco para o túmulo.

Sem dúvida, as histórias são necessárias em algum momento da nossa formação, existência.

As narrativas primitivas eram repassadas às gerações, via oral.

Muito da história já se perdeu por um motivo ou outro…

Com o advento da escrita, da impressão, perpetuou-se em segurança, ainda bem.

No universo dos livros, das revistas, dos jornais, das plataformas digitais, as descobrimos…

Como o mundo não é feito mesmo, apenas de coisas materiais…

Conte-nos uma história qualquer…

Desperte as emoções (sua e do seu leitor), as coisas palpáveis com as mãos, têm o seu valor, mas aquilo que sentimos com a alma, com o coração, é outro nível… Há mais sabor.

*Nemilson Vieira,

Gestotor Ambiental/ Acadêmico Literário.

(16:03:20)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 16/03/2022
Reeditado em 16/03/2022
Código do texto: T7474006
Classificação de conteúdo: seguro