Você pode ser o que quiser?

Em um país onde as políticas públicas de ações afirmativas não são levadas a sério, onde um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo consegue ser ineficaz e em meio a uma pandemia governantes desviam verbas de aparelhos que auxiliam a manutenção da vida. Impostos diga-se de passagem exorbitantes e mesmo assim não são utilizados de forma efetiva, programas sociais que são articulados para "aprisionar" seus beneficiários, o meio ambiente é tratado como um bem infinito aos que se beneficiam economicamente dele, esgoto e saneamento básico são artigos de luxo, o desemprego, miséria e a fome aumentam na velocidade da luz , políticos recebem verbas até para vestimenta, mas são os professores recebem o "justo" para classe, alunos que muitas vezes vão para escola pra se alimentar pelo menos uma única vez ao dia, dentre tantas outras fragilidades culturais, sociais, econômicas. Como fomentar "você pode ser o que quiser"? Como acreditar na equidade da nossa Carta Magna? Como explicar pra uma criança que não tem teto, passa fome, muitas vezes não tem acesso a escola e quando tem vai sem material escolar por não ter dinheiro pra comprar, que todos temos oportunidades iguais em um país tão desigual?

Larissa Bastos
Enviado por Larissa Bastos em 14/03/2022
Código do texto: T7472466
Classificação de conteúdo: seguro