Deficiência e inclusão: vamos inverter um pouco os critérios? - Nei Alberto  Pies

NORMAL OU NORMÓTICO ?

 

   Ninguém é 100% "normal". Existe uma ilusão de normalidade permeada de cinismo e de hipocrisia social, sendo o mundo uma espécie de grande hospício "normótico" (mistura de normativo, neurótico e robótico, voltado a repetir padrões utilitários de conveniência), onde poucos detêm grande poder econômico, social e/ou político, muitas vezes disfarçando suas próprias falhas e "loucuras" com máscaras de aparências perfeitas. E nesse teatro desigual da sociedade, algumas "loucuras" são hipocritamente mais toleradas que outras, sobretudo se partirem de magnatas e poderosos. A loucura do bilionário ou do poderoso é, em muitas circunstâncias, taxada de "excentricidade", "genialidade", "força" ou "imperatividade", entre outros rótulos. Já as loucuras dos pobres anônimos já são logo julgadas como "disparates", "falta de vergonha na cara", "preguiça" ou "displicência", entre outros nomes menos honrosos, agravados pela completa falta de empatia.

 

  Uma mesma "loucura" tem repercussões e julgamentos bastante desproporcionais dependendo de quem comete. Qualquer ação, jeito de ser ou percepção distoante da "média", ainda que não prejudique ninguém, pode ser logo taxada de "loucura", como se todos precisassem ser robôs concordando sempre e repetindo padrões sociais ultrapassados, pois quase ninguém sabe ou ensina a conviver com as diferenças. A vida dos pobres mortais parece que deve ser "perfeita" e normótica, sendo qualquer ação distoante da maioria logo interpretada como "falha", sendo duramente criticada por outros indivíduos, que também cometem erros, talvez muito maiores. Ainda que sejam semelhantes as características humanas, sobretudo porque todos nós somos imperfeitos e todos nós erramos, os ditos "normais" e os "loucos" se diferenciam muitas vezes pelas máscaras que podem comprar e usar em seus desfiles de aparências superficiais. Mas não nos esqueçamos de que a "normose" social é uma ilusão, ainda que enfeitada com aparências perfeitas, rentáveis, camufladas e lucrativas.

 

Quanto mais perfeito por fora, mais... Sigmund Freud - Pensador

Fonte das imagens - citações:  https://www.pensador.com/frase/MzAxNDMzOA/

 

 

---