Críticas

O ser humano é julgador. Aliás, a primeira coisa que faz ao conhecer uma nova pessoa, receber uma nova proposta ou deparar-se com uma nova situação, é tecer julgamentos, é procurar por pontos a avaliar, é buscar por aspectos a criticar. É isso. Estamos a todo momento criticando ou sendo criticados. Existe até um pensamento que postula que a única forma de não sermos criticados é ficando inertes, mas penso que não, mesmo de braços cruzados, paralisados em um canto, ainda estaremos suscetíveis a recebermos críticas. Quando não as recebemos por ter feito algo, recebemos por fazer nada. O que nos resta?

Resta-nos viver. Manter os braços cruzados e continuar no mesmo lugar a fim de evitar os julgamentos é uma escolha que podemos fazer, é uma possibilidade que existe e que pode ser desfrutada. Mas eu acho que é melhor que recebamos críticas fazendo o que a gente gosta, vivendo conforme somos felizes, do que gratuitamente. Ao menos estaremos trilhando o nosso próprio caminho, estaremos evoluindo, crescendo, mas e aqueles que só sabem apontar os seus dedos? E em relação àqueles que fazem das suas vidas um verdadeiro programa de fofocas? O que estão conquistando? O quanto estão evoluindo? Transformam-se em seres humanos melhores condenando as outras pessoas?

Mas atentemo-nos a um fato. Assim como as outras pessoas nos criticam e julgam, nós também as criticamos e julgamos. Assim como as outras pessoas nos apontam seus dedos impiedosamente, nós também o fazemos sem misericórdia em muitos momentos da existência. Supomos saber o que pensam a nosso respeito. Achamo-nos no direito de concluir a partir de meras observações. Parece que nos concedemos o poder de decidir pelo outro o que é melhor para ele. E aí agimos exatamente como não gostamos que ajam conosco. Não é contraditório? Cabe aqui a reflexão. Que sejamos nós os modelos do comportamento que queremos ver nos outros. Se não queremos receber julgamentos, não sejamos nós os juízes.

Contudo também é um fato que não estaremos cem por cento livres do julgamento. Em algum momento, de algum lugar, por alguma pessoa, seremos julgados sem a possibilidade de contra argumentação. Como lidaremos com isso? Esteja ciente de que, no momento em que se dispor a lutar pelo que acredita e deseja, você será um alvo. Será um alvo de concorrentes, mas será também um alvo de invejosos, de pessoas que gostariam de fazer, de lutar, de conquistar, mas que por falta de força e coragem verão no seu empenho e na sua convicção diante daquilo que acredita seus próprios fracassos. E isso dói. Ver alguém alcançar o sucesso pelo qual não lutei por falta de disposição é muito doloroso. Então se é para ser criticado, que seja sendo feliz!

(Texto de @Amilton.Jnior)