Vamos avaliar nossas atitudes

Se queremos ser levados a sério, temos de avaliar nossas atitudes, principalmente quando estamos defendendo o nosso ponto de vista a respeito de algo. É preciso que lembremos bem disso porque um erro que muitas vezes cometemos é o de agir de forma grosseira, ofendendo quem pensa diferente. Agir de maneira desrespeitosa com quem tem outra religião, filosofia de vida ou posicionamento político não fará com que sejamos levados a sério. Só fará com que outras pessoas tenham motivos para nos achar mal-educados e vulgares.

Imaginemos um episódio ocorrido numa passeata contra Bolsonaro. Houve muita gente que chegou e ficou atacando os que estavam na passeata com xingamentos e ameaças e até fazendo o gesto de levantar o dedo médio. O que quem age assim pensa que vai conseguir? Não se sabe, mas com certeza tudo que conseguirá será se revelar uma pessoa vulgar e desprovida de argumentos que, por não saber como defender seus posicionamentos, recorre à agressão para chamar a atenção. E um outro fato que podemos mencionar é o de evangélicos que se sentem à vontade para atacar e depredar terreiros de umbanda e candomblé alegando que os que seguem religiões de matriz africana são servos do diabo. Essa atitude, além de preconceituosa, é criminosa e revela total ignorância e intolerância. Temos de entender que cada um tem o direito de seguir sua religião ou manifestar suas opiniões políticas.

Um episódio que merece ser mencionado foi um ocorrido em Curitiba, no qual pessoas invadiram uma igreja católica durante uma missa. Ora, temos que respeitar as crenças e religiões de todo mundo. Como queremos que nos respeitem se não respeitamos quem pensa diferente? Infelizmente, vemos muitos episódios tristes tanto no mundo real quanto no virtual. E todas essas atitudes mostram o quanto estamos longe de ser uma sociedade evoluída. Vemos muitos cristãos (principalmente os evangélicos) achando que, porque são cristãos, já estariam “salvos” e que, devido a isso, ofendem e atacam, inclusive nas mídias sociais, os ateus, agnósticos e seguidores de outras religiões. Para sermos justos, temos de admitir que existe o outro lado da moeda e não esquecer que há ateus que se julgam intelectualmente superiores e dizem que quem tem religião é fraco, tem pouca capacidade intelectual e usa a religião como muleta.

Atacar alguém de forma gratuita por pensar diferente ou seguir um determinado credo é uma atitude grosseira, mesquinha e uma prova cabal de uma mentalidade estreita. Todo mundo tem direito a manifestar seus pensamentos, mas deve fazê-lo através do uso de argumentos moderados e inteligentes, com boas explanações, nunca de maneira passional, atacando gratuitamente quem tem outras crenças, segue outras filosofias ou tem determinadas posições políticas. O que podemos dizer dos apoiadores de Bolsonaro que xingam os anti-bolsonaristas de vagabundos e esquerdistas desocupados e dizem que quem é contra Bolsonaro devia ser fuzilado? Com certeza, eles não conseguirão provar que Bolsonaro é o melhor para o Brasil com tais atitudes, apenas dar razão para que muitos digam que os que apoiam Bolsonaro são radicais e descerebrados. E devemos lembrar que, assim como não é certo xingar quem é contra Bolsonaro, também não se deve xingar os que nele votaram de bolsominions ou de gado.

O lamentável é que muitos não entendem que vivemos em um mundo multicultural e em um país democrático, onde todos são livres para manifestar seus credos e posicionamentos. Não são poucos os que agem como se quem pensa diferente não tivesse o direito de se manifestar, fazendo coisas como agredir manifestantes durante passeatas, atrapalhar manifestações religiosas e entrar em sites de quem tem um certo credo ou posição política para fazer declarações de ódio e até mesmo ameaçar. Isso só nos leva novamente a perguntar: o que alguém espera agindo assim? É provável que muitas dessas pessoas nem mesmo queiram discutir seriamente, apenas chamar a atenção e ofender.

Usar expressões vulgares e ameaçar os outros é um desrespeito à democracia. Digamos que alguém cria uma página no Facebook defendendo um determinado candidato a um cargo político. Ela está em seu pleno direito e, ainda que achemos que tal candidato não serve para o cargo a que concorre, não temos o direito de chegar e desrespeitar a pessoa que criou a página. Um site, blog, página no Facebook ou canal no Youtube é como se fosse a casa da pessoa. Lá, ela é livre para divulgar o que bem entende. Se você pensa diferente, em vez de entrar no site de outra pessoa para xingar ou provocar, crie o seu site para defender o seu ponto de vista e use argumentos inteligentes para que as outras pessoas lhe levem a sério. Atacar gratuitamente quem não partilha das nossas ideias é uma atitude no mínimo imatura. E é bom lembrar que, se formos inconvenientes, poderemos acabar sendo bloqueados.

Temos todo o direito de manifestar aquilo que pensamos e, se queremos ser respeitados em nosso direito, aprendamos a respeitar quem pensa diferente, permitindo que também se manifeste. O respeito deve ser a base da convivência em toda sociedade. E do mesmo jeito que queremos nos expressar, vamos permitir que qualquer outra pessoa se expresse, ainda que não concordemos com ela.