CARTA ABERTA AOS PROFESSORES | REAJUSTE DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Essa é uma questão que se tornou polêmica nesses últimos meses sem necessidade e a pergunta que ecoa é: falta de recursos, falta de bom senso ou falta de compromisso com a educação?

Não estou aqui para julgar ninguém, mas a questão é que se esperava um posicionamento do Ministério da Educação, depois que o mesmo se posicionou, querem a anulação do posicionamento por que não concordam com o percentual que foi dado, mas por que antes era válido que desse esse percentual de aumento?

O que na verdade está por trás disso tudo? O professor é um instrumento na escola e na sociedade que forma cidadãos que vão construir o futuro e assim tornar a sociedade melhor. Onde o professor entra de fato como figura importante nessa história?

Estuda, investe em aperfeiçoamento, trabalha nas unidades de ensino e também em casa, muitas vezes passa mais tempo com os alunos do que com a própria família, assume o papel de professor, pai, mãe, psicólogo, assistente social, conselheiro tutelar, enfim, faz o que muitas das profissões não fazem, é até lembrado em campanhas publicitárias que dizem que deve ser valorizado. “Quem não passou por um professor na vida?”.

E quando tem um aumento no piso salarial que é lei, algo que custou a vida de muitos que nem se quer podem usufruir mais dessa conquista, aparecem os percalços institucionalizados para anular o mínimo de valorização que o professor deveria receber.

Que o professor um dia seja valorizado de verdade e não apenas pelo que deve receber, mas por respeito, empatia, honra e principalmente pelo amor a educação.

Rogildo de Oliveira

Professor

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 18/02/2022
Código do texto: T7455140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.