Estou aprendendo...

Quando se apanha muito da vida, você aprende a se defender...

Cria uma aparente fortaleza, uma resistência que te ajuda a se manter em pé, mesmo que esteja tudo ruindo por dentro..

Para se defender, você ataca. E, são pouquíssimas pessoas que conseguem enxergar, que é só uma defesa, que foi o que você aprendeu, para não se ferir.

Mas, aprendi que uma pessoa ferida, fere outras pessoas...

Que essa defesa, fere e magoa quem se aproxima.

Fora que, geralmente afasta as pessoas, pois não dá muita abertura para realmente se aproximarem..

Tenho aprendido que sinceridade, não é grosseria.

Falar tudo que se quer, sem medir palavras, te faz perder a razão. Que palavras lançadas, não se tem mais como recolhê-las. E elas ferem profundamente.

Que apenas pedir desculpas depois, não apaga o estrago que elas fizeram.

Mas, quando estamos com nosso interior doente, não enxergamos isso, pois estamos sempre no modo de defesa.

Dificilmente se abaixa a guarda e deixa o outro te enxergar como realmente é, sem defesas, sem armaduras, sem o ar de que nada me afeta.

Raramente uma pessoa assim, te deixará ver suas fragilidades, suas fraquezas. Mas se ela permitir que você entre no seu mundo, e te mostrar que é vulnerável, que toda fortaleza é só aparência, valorize, você conquistou algo que outras pessoas tentaram e não conseguiram.

Se você tem pessoas ao seu redor, que enxergam além, do que você mostra, e conseguem descobrir uma brecha na sua armadura e ao invés de atacar, te estendem a mão, ajudam a curar seu mundo doente.

Não que elas fazem isso por você, mas você passa a enxergar de outra forma, vê que não precisa estar constantemente em modo de defesa, pronta para o ataque, procura um equilíbrio, porque não quer ferir.

E o mais importante, descobre que mesmo a vida te batendo, te forçando a ser forte, você pode ser forte, sem perder a doçura, sem ser rude, sem ser dura.

Para ser forte, você não precisa ser grossa, nem se mostrar infalível. Porque você é tão humano quanto qualquer outra pessoa, passível de erros e acertos.

O importante é reconhecer e evoluir, não estagnar e achar que está bom, quando seu interior está ruindo e você se sentindo sozinho, isso, não é ser forte.

Forte é você ter coragem de expor suas fraquezas e admitir que precisa, sim de uma mão estendida.

_ Rê Ferry