Play na vida

Coloquei uma pausa no papel e dei play na vida. Mas a realidade é tão confusa e inconstante. Não tenho a caneta na mão para escolher suas palavras. Sou personagem, rebelde. Não quero apenas seguir o destino, mas, de capítulo em capítulo, preciso sobreviver às cenas que requerem minha presença.

Recarrego minhas energias na paz da solitude. Preciso do silêncio para organizar as ideias e entender se afinal existe verdade nesse mundo. O desafio quase impossível de não cair nas armadilhas sem tornar-se completamente cético e abrir mão do que pode, sim, ser real. Como saber quais riscos valem a pena? E que tal pensar não em riscos com probabilidades, mas em consequências concretas; causa e efeito. Ainda sabemos nos posicionar com a coragem de pagar o preço necessário?

Gosto do papel porque ele me ouve sem julgar. Permite-me fantasiar e analisar inúmeros caminhos. Já essa tal realidade não permite ensaios. Você vive e às vezes descobre apenas tarde demais que a sua chance já passou. Você nem sempre sabe o peso que uma palavra dita, ou não dita, pode ter. Coloca a vida em velocidade 2.0 na tentativa de avançar logo, mas não sei bem para chegar aonde. Porque, no final das contas, a vida são todos esses instantes, e não apenas os eventos "grandiosos". Temos finais de semana de menos para deixar de viver de segunda a sexta. A sugestão está no nome: dias úteis. Acho que poderíamos fazer melhor uso deles.

Admiro o foco daqueles que, mesmo sem vontade, vão lá e fazem acontecer. Seguem seus planos, estabelecem e cumprem metas pessoais. Não para exibir os resultados às demais pessoas, senão simplesmente porque entenderam a preciosidade da vida e sabem que ela não tarda a passar. Assim, vivem. Sem depender de condições ideais de pressão e temperatura. Sentir tristeza ou medo faz parte da vida. O desafio é não deixar que eles te mobilizem. Porque o "play" na vida é ilusão. Ela não tem pausa, não espera. E você nunca sabe se terá a oportunidade de viver um longa-metragem ou se será pego desprevenido ao descobrir que se tratava apenas de um curta. E, só para terminar em clima de suspense, será que teremos cena após os créditos?

Dancker
Enviado por Dancker em 14/02/2022
Código do texto: T7451685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.