SERÁ QUE ESSAS PESSOAS SÃO INFELIZES?

As palavras a seguir NÃO são minhas; são do homem que, segundo seguidores, foi envenenado pelos Estados Unidos. Ele foi rejeitado por mais de vinte países. Já li e tenho mais de trinta livros dele. Esse homem, de tudo o que se encontra nos livros, pronunciou as palavras mais duras e mais profundas sobre a existência humana e o ser humano. No entanto, foi esse homem que pronunciou também as palavras mais belas, mais suaves e mais encantadoras. Mostro um pouco do que ele disse, mas eu não digo se concordo ou não com o que se encontra a seguir. Diga o que você quiser dizer. Fique à vontade! Eu não vou dizer se concordo ou se discordo.

Palavras de Osho: "Quanto mais a pessoa é absorvida pela busca do prazer, mais ela está sofrendo. A intensidade das duas coisas é a mesma. A pessoa precisa sentir prazer o tempo todo porque sofre 24 horas por dia. Por isso, não param de inventar aparelhos que nos divirtam. Isso prova o quanto o mundo é infeliz. Quem é feliz não procura diversão.

As pessoas vão muito ao cinema, mas, se fossem felizes, se sentiriam melhor em casa. Elas vão ao cinema porque são infelizes. Pessoas que bebem nos bares são infelizes. Quem gosta de ver prostitutas dançando, se fosse feliz fecharia os olhos e iria a outro lugar para ser absorvido por sua própria felicidade. Mas prefere vê-las dançar porque está sofrendo e quer esquecer o sofrimento. Em toda parte, as pessoas querem esquecer o sofrimento.

[...]

O homem que reza e canta no templo também quer esquecer a sua agonia... Por que uma pessoa feliz entraria num templo para cantar e rezar? Teria enlouquecido? Por que um homem feliz se ajoelharia de mãos postas diante de uma estátua? Quem é infeliz quer esquecer a própria infelicidade e procura um jeito de fazer isso... Ocupa-se de alguma coisa que ajude a esquecer sua dor" (livro: "Encontre a sua Verdade: meditações e reflexões sobre os mistérios da vida e a felicidade", página 131).

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/02/2022
Reeditado em 14/02/2022
Código do texto: T7451463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.