Mais Estranho que Ficção

Você pode até julgar discutível a verossimilhança nos textos de ficção (principalmente os de horror*). Mas não pode negar que há lógica – devido à coesão e à coerência textuais, quando somadas à poética (o modo de tecer o texto com um cuidado sui generis) – e mesmo um tom real (não posso, em virtude da Razão, me apoiar em teorias questionáveis – como muitas por aí...), devido às fontes em que o autor consulta ou mesmo se vale de inspiração.

Por falarmos nisso**, certa feita, uma autora, de grande sensibilidade para o exercício da leitura/escrita, comentara, numa rede social, enquanto éramos contatos, que o que é narrado em "O Egípcio", de Mika Waltari, ocorreu de verdade. É complicado explicar isso (eu creio que, assim como eu, ela acreditava que em uma outra dimensão a história era real), mas eu sinto que D. Negreiros tinha razão.

Notas

* Horror, sim, pois "Terror" diz respeito a crimes (Terrorismo).

** Prefiro essa locução à francesa "en passant" pois eu já ouvi algumas pessoas das estúpidas a empregando para soarem com um ar de Intelectuais. Quando, na verdade, não passam de gentalha. O leitor que me perdoe esse tom ácido e um tanto arrogante. Mas isso estava preso em minha garganta há mais de uma década.