As marcas que deixamos

Sejamos nós boas ou más pessoas, sempre deixaremos alguma marca naqueles que estiverem ao nosso redor. Tenhamos nós amor ou ódio, sempre afetaremos aqueles que se aproximarem da nossa existência. Somos capazes de impressionar. Somos capazes de nos tornarmos inesquecíveis. Resta saber se pelos motivos certos.

O fato é que existem pessoas que fazem o mal. Não estou aqui trazendo aquele discurso infantil que divide as pessoas em unicamente dois grupos – ou você é bom ou você é ruim. Sejamos francos, todos nós temos os dois polos em nosso ser. Ainda que não seja a nossa intenção, às vezes cometemos erros, ferimos alguém, falhamos com quem tanto dizemos amar. Mas também não quero ser ingênuo. Existem pessoas que desviam da humanidade que todos possuímos e são extremamente ardilosas e maldosas, causam feridas, sabem que as causaram e sorriem por saber disso. Orgulham-se de suas maldades.

No entanto, o foco aqui não são essas pessoas ardilosas, mas as pessoas no geral, capazes de acertar e errar. O foco aqui é demonstrar que somos falhos, frágeis, nós somos puramente humanos e temos chances de cometer alguns deslizes com as pessoas. Resta saber se somos capazes de pedir perdão. Resta saber se temos humildade o bastante para voltar atrás, reconhecer a nossa ignorância, a nossa insuficiência e procurar corrigir os nossos equívocos. Porém, o que acontece muitas vezes, é que não conseguimos nos desculpar. Por orgulho, por vergonha ou mesmo por desconhecimento. Muitas vezes não nos reconciliamos pelas marcas pesadas que causamos em alguém. A gente precisa de sensibilidade. Queremos ser lembrados pelo quê? Pelas dores que causamos? Ou pelos confortos que concedemos?

Você pode ter errado com quem menos gostaria de errar. Você pode ter falhado quando tudo o que queria era acertar. E as consequências desses fatos podem estar sendo dolorosas, cruéis, podem estar sendo desgostosas. Vai ficar no meio desses sentimentos ruins ou vai encontrar uma forma de se libertar deles? Vai ir atrás de alguém que está magoado e demonstrar seu arrependimento ou vai se condenar à solidão? Podemos marcar cruelmente alguém. Mas depois, quando reconhecemos o nosso erro e aceitamos o nosso arrependimento, podemos retroceder e deixar marcas de humildade e reconciliação. Está nas suas mãos ser lembrado como aquele que errou ou como aquele que concertou os próprios erros.

(Texto de @Amilton.Jnior)