Culpa e perdão.
Antes de eu nascer, assinei um contrato.
Eu viria para um mundo para aprender por meio dos bons exemplos, mas sobretudo por meio dos equívocos, meus e dos meus irmãos.
Cheguei ao mundo e logo os equívocos começaram a surgir.
O equívoco veio como contrato da vida, mas eu logo esqueci dessa cláusula.
Então não aceitei os equívocos dos meus irmãos.
Eu os julguei, os culpei e os condenei.
Mas decidi ser tolerante comigo, com meus equívocos.
Mas não percebi que pela régua que medi os outros eu também seria obrigado a medir a mim mesmo.
Tentei sim, ser tolerante comigo e usar uma regua mais flexivel.
E superficialmente parecia que estava dando certo, condenando os outros e inocentando a mim mesmo.
Até que todo o peso veio à tona. Jamais fui capaz de tolerar e compreender o menor dos meus erros.
Porque, com a régua que eu media meus irmãos, eu também fui medido, não por Deus ou por todos meus irmãos, mas apenas por mim mesmo, em meu inconsciente.
Hoje carrego culpas. Culpas por equívocos que faziam parte do contrato da vida.
Se fazia parte do contrato, os equívocos não eram nem equívocos, mas um acerto em forma de erro para melhor aprendizado.
Mas comecei a consertar minha régua.
Passei a perdoar os equívocos dos meus irmãos, e na mesma medida fui capaz de perdoar os meus próprios equívocos.
Passei a não julgar meus irmãos e na mesma medida fui capaz de não me julgar pelos meus equívocos.
A cada equivoco de meu irmão, passei a me perguntar: por que será que Deus utilizou esse equívoco para ensina-lo?
Será se isso que eu vejo é realmente um equívoco do meu irmão? Será se sou realmente capaz de compreender os designíos de Deus?
Hoje meu filho de 3 anos, sob a minha supervisão, abriu a caixa de ferramentas e se cortou com um estilete. Um corte leve. O "pequeno" olhou para o dedo dele e disse: papai, meu dedo tem um boquinha agora.
Nao resisti chorei imaginando o quão pior poderia ter sido as consequencias desse equivoco.
A culpa tomou conta de mim.
Respirei.
Que aprendizado tem ai?
mais atenção, certamente.
Mais prevenção, com certeza.
Mas o que fazer com essa culpa?
Que fardo é esse que não desejo para nenhum irmão?
Respirei.
Então o Espirito Santo veio e me conduziu no autoperdão.
E nessa condução ele me pediu para escrever esse texto.
Como é poderoso o perdão.
Recolhi a lição e me perdoe, sabe porque?
Por que o espirito santo tem me ensinado a praticar o perdão, perdoando meus irmãos todos os dias.
E na medida da minha capacidade de perdoá-los, fui capaz de me perdoar.
Agora, Perdão é tudo que tenho a dar.
Perdoo a todos por seus equivocos contratuais.
Perdoo a todos pois quem sou eu para entender o que é um equívoco.
O Espirito Santo caminha em todos meus irmãos.
No meu perdão, eu aceito que o Espirito Santo caminhe sobre mim, como meu professor.
Para Ti, estou sempre disponível.
Me ensine, Amigo,
Me ensine, Santo Espirito do meu Pai em mim.