UCEM - Livro de exercício - 8 a 14 - Diálogo Dom Quixote.
-- Estou triste, Dom quixote.
-- Só as ilusões trazem tristeza, Sancho.
-- Foi algo doloroso que eu lembrei.
-- Nada Real é doloroso, meu amigo, pois só o amor é real.. Estas a lembra de algo que não existe. Abandone essa ilusão.
-- Cometi muitos erros no passado. "Eles" cometeram muitos erros comigo.
-- Erros são fantasias pedagogicas que só ocorrem em sonhos. Desperta e eles serão apenas motivo de riso e gratidão. Despertar é tua única responsabilidade.
-- Pensas que sou prisioneiro de um sonho?
-- Sua mente está preocupada com pensamentos passados, Sancho. Isso te aprisiona no passado e não vê nada tal como é agora. Como você não está no presente, não pode estar com Deus. Neste caso, seus pensamentos não significam coisa alguma.
-- Estas cego, mestre. Não ves injustiça por todos os lados? O mundo não é um sonho. E ele está perdido.
-- Se insistir nessas ilusões do passado, verá um mundo sem signficado e ficará transtornado, porque um mundo sem significado dá muito medo. Mas saiba que Deus não criou um mundo sem significado. O mundo que vês nada tem a ver com a realidade. Ele foi feito por ti e não existe.
-- Há uma batalha ocorrendo, mestre. Não é porque voce não a vê que essa batalha deixa de existir. Onde está o guerreiro que conheci?
-- Entre duas ilusões, qual delas é a verdeira Sancho? Desisti de jogar este jogo. O Guerreiro ascendeu e abandonou os moinhos. Sigo ativo, estrategicamente acima do campo de batalha. Meu trabalho agora consiste em trazer a ilusão até a verdade. Sou uma seta que aponta para a Verdade de quem somos.