A DOR É UNIVERSAL
Certa vez um bispo estava pregando o Evangelho aos povos esquimós no Polo Norte começou a descrever o inferno, um lugar com fogo eterno e bem quente. Eis que eles começam a gritar: "Queremos ir para lá! Queremos ir para lá!"
Apesar de parecer piada, será mesmo que aquela gente de fato gostaria de ir para o inferno? Óbvio que não, pois eles apenas imaginaram um lugar com calor, podendo ser bem mais confortável para eles por viverem em condições de baixíssimas temperaturas. Entretanto, aí cabe uma boa reflexão.
Lembremos que o frio intenso causa queimaduras na pele semelhante às causadas pelo fogo. Deste modo, se o bispo usasse palavras como "dor" e "sofrimento eterno", eles poderiam compreender mais facilmente, sem fazer confusão a devida confusão metafórica.
Não importa se vem do extremo calor ou do extremo frio, dor sempre será dor. Portanto, não é tão difícil assim entender o sofrimento do outro, por mais diferente que possa ser de você, pois para ele vai doer de alguma forma independente de suas condições, sentimentos, preferências ou costumes, a dor é universal.