Como se fôssemos errados

Embora seja comum ouvirmos que não se deve prestar atenção às zombarias alheias, a verdade é que elas podem ser muito prejudiciais à nossa autoestima, especialmente se não tivermos uma estrutura emocional forte. Podemos ficar mesmo com a impressão de que somos totalmente errados e isto mostra como é importante que aprendamos, desde cedo, a desenvolver uma espécie de defesa psíquica contra a maldade e os gracejos alheios porque, sejamos nós magros, gordos, altos ou baixos demais, sempre encontraremos alguém que venha a rir de uma característica nossa.

Por muito tempo, eu briguei comigo mesma por causa do que os outros diziam a meu respeito. Ser maior do que as meninas da minha idade não era fácil, pois eu era cobrada para me comportar como se fosse uma menina mais velha e as outras crianças faziam bullying comigo por achar que eu fosse repetente. Eu detestava ser mais alta e daria tudo para ser pequena e magra, pois era um suplício ser chamada de grandona. Outras características minhas que faziam as crianças zombarem de mim eram o fato de usar óculos e também o de ter cabelos cacheados e volumosos.

Quando eu era criança, o padrão era o do cabelo liso e todo certinho e eu ouvia muito que cabelo volumoso e cacheado era cabelo “ruim”. Naquela época, eu sofri muito e aguentar tantas gozações fazia eu me sentir como se eu fosse toda errada. Como vemos bem, as zombarias podem ter um efeito devastador na mente e na autoimagem de uma pessoa. Eu me olhava no espelho e me sentia feia, desajeitada e errada. Por muito tempo, tive tanta vergonha do meu cabelo que o prendia. Mas não podia disfarçar minha altura nem andar sem óculos.

Hoje, pelo menos, com a moda dos cachos, sinto-me mais em paz com meus cabelos e não me incomodo com o fato de usar óculos, além de também me sentir mais aliviada porque, depois da adolescência, meu crescimento desacelerou, o que achei ótimo. E o que posso dizer a respeito das pessoas que gostam de zombar de nós por alguma característica nossa? Na grande maioria das vezes, são pessoas sem a menor educação que, não tendo como chamar a atenção, apelam para a vulgaridade. O melhor que podemos fazer é ignorá-las e aprender a não permitir que suas atitudes afetem nossa autoestima. Elas não valem a nossa preocupação.

O que aprendi com minha experiência? Que seria muito bom que todos os pais ensinassem os filhos a ter autoestima porque em todo lugar encontraremos gente que possa querer nos ofender com zombarias e palavras vulgares.