Nunca fiz apologia da gordura

Mais de uma vez, quando eu publiquei textos criticando a gordofobia e falando contra pessoas que fazem piadas cruéis contra quem tem obesidade, eu recebi comentários dizendo: “Mas será que um médico não pode nem mesmo aconselhar um paciente a perder peso que ele já será acusado de gordofobia?” Eu também recebi críticas dizendo que gordura é prejudicial à saúde e que não se pode exagerar, pois pode ser que uma pessoa esteja apenas nos querendo aconselhar a perder peso.

Depois de muito pensar, resolvi escrever um texto como resposta a esses comentários. Em primeiro lugar, nunca fiz apologia da gordura. Dizer que não se deve ser cruel e sarcástico com quem está acima do peso não é a mesma coisa que dizer que gordura é uma coisa boa, porque sabemos muito bem que não é. A gordura faz muito mal à saúde. O que eu sempre quis dizer foi que é errado se intrometer na vida de quem está acima do peso. E muitas pessoas agem como se fossem fiscais do peso alheio e sem o menor tato. Eu ainda lembro quando uma colega de turma na escola onde eu estudava me escutou dizendo que eu desejava pesar cinquenta quilos e ela (eu não estava nem conversando com ela) comentou: “Mas você pesa apenas cinquenta quilos? Parece bem mais!” Foi muito difícil fingir que tais palavras não tinham me magoado.

Imagina você encontrar uma pessoa e a outra, com bastante ênfase, dizer: “Mas você está gordo, nossa.” Isso não é educado. Também não é educado fazer piadas ou botar apelidos como baleia, rolha de poço, porco ou elefante. Talvez alguém diga que hoje em dia as pessoas estão com muito mimimi, cheias de melindres, mas vamos então perguntar: um negro iria gostar de piadas dizendo que negro parado é suspeito e correndo é culpado? Claro que não. Então as mulheres e os homossexuais estão com mimimi quando reclamam por seus direitos? Não, e concluímos isso ao vermos os feminicídios e crimes de homofobia. Então, por que os gordos não teriam direito a lutar por respeito? E mais uma vez repito que não estou fazendo apologia da gordura, apenas dizendo que ninguém tem o direito de se intrometer na vida de quem não é magro.

Quanto a dar conselho para que alguém emagreça, é uma questão complicada, visto que há o risco de se criar uma situação desagradável. Eu penso no caso de gente que fuma. Não posso chegar e ficar dizendo a quem fuma – por mais íntima que eu seja da pessoa- que ela pare de fumar porque isso pode levar a câncer de pulmão ou outros problemas de saúde. Isso deve ser uma decisão dela. Assim como a pessoa que está com quilos a mais deve emagrecer por si mesma. Pegar no pé de qualquer pessoa, seja porque ela fuma muito, bebe ou está gorda é muito chato.

E a pessoa deve emagrecer por si mesma, não para satisfazer a mais ninguém. Dessa forma, acho que quem ler meu texto entenderá que não estou dizendo que gordura é algo bom, porque não é. Quem está gordo está sujeito a diabetes, pressão alta, cansa-se mais rapidamente, tem mais dificuldades na hora de comprar roupas e tantos outros problemas. Mas o peso alheio é problema apenas da pessoa e de mais ninguém.