Quando a vida recomeça

Quero iniciar essa primeira reflexão do ano agradecendo mais uma vez pela companhia de todos vocês que curtem e comentam nas publicações aqui da página. Apesar de já termos tido duas postagens hoje, essa é a que marca a volta das nossas reflexões. Quero também dizer que esse ano é especial, iremos completar cinco anos no ar! Farei o possível para que tenhamos momentos preciosos e especiais, para que possamos nos aproximar mais a cada dia e que sempre tenhamos algo a falar sobre a vida.

Então, para começarmos, ou melhor dizendo, para recomeçarmos, nada melhor do que falar exatamente sobre isso: sobre quando a vida recomeça. E os recomeços são tantos, não é verdade? Seja a volta do primeiro de janeiro, seja o retorno à escola, a volta ao trabalho, o reencontro entre pessoas que se amam e que há muito não se veem, um relacionamento abalado que decidem retomar com a intenção de fazer funcionar... Enfim, eu poderia dizer inúmeras situações de recomeços. Mas o que quero dizer é que temos medo deles.

Às vezes ficamos parados no mesmo e incômodo lugar por anos, por toda uma vida, porque temos pavor da ideia de recomeçar. Parece que preferimos o desconforto de uma vida que não condiz com as nossas expectativas e esperanças porque sentimos angústia só de pensar na ideia de ter que se mover outra vez. Porque o recomeço é como qualquer outro começo. Não sabemos no que vai dar. Não sabemos o que nos espera. Sabemos apenas que não pode acontecer como aconteceu antes, pois se o recomeço se fez necessário é porque a continuidade não foi possível.

Então sentimos medo. E se errarmos outra vez? E se repetirmos os mesmos e tortuosos passos? E se não soubermos o que estamos fazendo? Como recomeçar depois de tantos traumas? De tantas dores? De tantas decepções? Imaginávamos que o desfecho seria outro, mas veja só, estamos tendo que recomeçar... São medos válidos. Não se culpe por eles. Nem deixe que o façam se sentir insuficiente quando disser que chegou o momento de reiniciar sua jornada. É melhor começar de novo do que condenar a si mesmo a uma eternidade de insatisfações.

Mas dificilmente repetiremos os mesmos erros. Pelo menos não todos. Não somos tão ingênuos ou inocentes. Quando as coisas dão errado no fundo sabemos exatamente quais foram as razões, os motivos, quais caminhos nos levaram àquele desfecho desagradável. Então agora temos condições de optar por caminhos diferentes. É como num jogo. Quando estamos passando por determinada fase e acabamos cometendo um deslize sendo obrigados a recomeçá-la, sabemos exatamente qual jogada precisamos evitar e qual devemos aprimorar. Na vida acontece o mesmo. A vida não é um mero jogo. Mas ela possui suas fases, possui seus momentos, suas diferentes situações. E para alguns desses momentos não estaremos tão bem preparados, acabaremos errando, cometendo deslizes. Mas sabe de uma coisa? Que sejamos humildes para voltarmos atrás e tentarmos outra vez.

O ano está começando. Nossas vidas estão recomeçando. Talvez nossos recomeços ao longo desse 2022 sejam ainda mais intensos, quem sabe finalmente possamos vencer o coronavírus e retomar nossas vidas como a conhecemos?! Você está preparado para essa oportunidade? Pense na sua história antes pandemia. O que não foi tão agradável? O que você acha que poderia melhorar? O que você gostaria que fosse diferente? Agora olhe para a sua vida pós-pandemia. O que você pode fazer diferente? Qual ponto você pode retomar? Qual é a melhor maneira de recomeçar? Você está mais instruído. É outra pessoa. Aprendeu coisas novas. Agora só precisa de coragem para recomeçar a viver. Quando a vida recomeça nós temos a chance de não apenas fazer, mas ser, a diferença!

(Texto de @Amilton.Jnior)